Filosofia, perguntado por hellenhellinha8, 1 ano atrás

"Nada sou,pois,falando precisamente,senão uma coisa que pensa,isto é,um espirito,um entendimento ou uma razão".


A)de acordo com o texto é idealista ou materialista?explique sua resposta


B)argumente a favor ou contra a ideia defendida pelo autor no texto

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Descartes procurou uma primeira certeza “Eu sou, eu existo, da reflexão sobre esta primeira certeza,  conquista a segunda: "quem sou eu, eu que estou certo que sou? Uma coisa pensante".

A) De acordo com o texto, René Descartes (1596-1650) é idealista. Descartes priorizou o intelecto como responsável por dar conta das concepções tidas a respeito  do mundo.  

A realidade deve ser demonstrada  por meio de uma reflexão intelectual e não mais pela simples constatação dos sentidos. Descartes segundo seu método acredita  que a ideia sobre algo, desde que seja ordenada por um processo metódico, conduz a  verdade.  

B) Ao contrário dos antigos pensadores que partiam da certeza, Descartes parte da dúvida, pondo em questão todas as supostas certezas. Assim, percebe a subjetividade da realidade, ou seja, o conhecimento do mundo não se faz sem o sujeito que conhece.

“Penso, logo existo” - “Cogito, ergo sum”,  Descartes  chega à conclusão certíssima de uma verdade, pois é impossível alguém afirmar que pensa sem, ao mesmo tempo, conhecer que existe, é uma verdade clara e distinta e é por isso que eu não posso duvidar dela.

Bons estudos!

Perguntas interessantes