Nada mais distante do pensamento de Voltaire que o espírito investigador. [...] Não passou, a vida inteira, de um propagandista da fé secular. O objetivo da “filosofia” de Voltaire não era promover a pesquisa e muito menos defender o ceticismo: era fundar um novo credo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAY, John. Voltaire: Voltaire e o iluminismo. São Paulo: UNESP, 1999. p. 7.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento de Voltaire, analise as sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas mas posso te ajudar.
I. ( ) Voltaire foi o primeiro pensador a defender a separação dos alunos em classes, divisão esta feita de acordo com a sua faixa etária
II. ( ) A valorização da razão e do ideal burguês eram temas recorrentes na obra de Voltaire.
III. ( ) Voltaire era um crítico do sistema político da França, sistema no qual o rei tinha o poder absoluto.
IV. ( ) O conceito de alienação é usado por Voltaire para explicar a falta de possibilidade do indivíduo para pensar por si mesmo.
F--V-V-V estão corretas.
Os ideais de Voltaire tinham relação com o iluminismo que foi um movimento que promoveu a quebra do sentido religioso no entendimento do homem enquanto ser social, ela estabelecia a Razão como método comum de conhecimento, e, somente através dela o indivíduo teria as respostas para as problemáticas que o cercam.
Assim, a soberania popular é a doutrina pela qual o Estado é criado e sujeito à vontade das pessoas, que são a fonte de todo o poder político.
Resposta: F - V - V - F
Explicação:
F – V – V – F.
As sentenças II e III são verdadeiras. No livro Cândido, Voltaire retoma os mesmos temas – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista [...] (p. 50). Alem disso, [...] Voltaire criticava veladamente o sistema político Francês, no qual o rei tinha o poder absoluto para o bem, mas principalmente para o mal (p. 50).
As sentenças I e IV são falsas, visto que foi Comenius o primeiro pensador a defender a separação dos alunos em classes de acordo com sua faixa etária, e o conceito de alienação é fundante para a compreensão do pensamento de Karl Marx.