Na visão do autor, a forma como D. João conduziu as questões econômicas logo após a sua chegada foi benéfica ao Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não foram benéficas para o Brasil.
Vale lembrar que a chegada da família real no Brasil em 1808 representou uma inversão e interiorização da metrópole entre sua chegada e a volta em 1821.
Uma das medidas mais maléficas para o Brasil foi a os acordos de comércio, aliança e amizade. Dentro do acordo de comércio havia benefícios de impostos sobre produtos ingleses onde seria cobrado apenas 15%. A medida foi tão surpreendente que os impostos de produtos vindo de Portugal era de 16% e de outras nações ficava entorno de 24%.
Além disso, não poderia negociar com a Inglaterra produtos que já eram produzidos em suas colônias como o Açúcar e o Cacau que, nessa época, era um dos principais produtos de exportação brasileira.
E o acordo de aliança e amizade pressionava o Brasil para acabar com a escravidão pois com a abolição dos escravos, os ingleses viam um crescimento na oportunidade de venda de produtos têxtil.
Temos também os altos custos da invasão à Banda Orienta e Caiena o que representava mais impostos para os nativos da colônia arcarem.
Explicação: