Na visão de Albertin (2001), as constantes mudanças e as evoluções na economia e nos mercados provocam atribulações enormes. E a Tecnologia da Informação - TI passa a ser decisiva para as empresas, tornando-as mais ágeis, dinâmicas e flexíveis frente a concorrência e ao mercado. Desta forma, o uso da TI no planejamento estratégico empresarial passa a ser essencial. Identifique abaixo a afirmação que NÃO corresponde com a realidade em termos das contribuições da TI ao planejamento estratégico empresarial:
A A TI pode evitar a entrada de Novos Entrantes, seja pelo investimento necessário ou pela assimilação tecnológica;
B A TI permite criar novos valores e formas de parcerias junto aos Fornecedores;
C A TI facilita o acesso por parte dos Clientes, possibilitando uma escolha mais fácil e rápida;
D A TI permite e auxilia no desenvolvimento e na criação de melhores e diferentes Produtos Substitutos;
E A TI contribui para a reengenharia dos Processos Internos em geral, com exceção das estruturas organizacionais;
Soluções para a tarefa
Alternativa Correta Letra E - A TI contribui para a reengenharia dos Processos Internos em geral, com exceção das estruturas organizacionais;
Você acertou!
A afirmação de que a TI pode evitar a entrada de Novos Entrantes é verdadeira, pois de fato os investimentos necessários neste quesito normalmente são de grande monta. Igualmente é fato de que a TI permita a criação de novas formas de parcerias junto aos Fornecedores. Mais adiante, é inegável que o acesso por parte dos Clientes aos produtos e serviços pode ser muito facilitado pela TI, assim como a criação de novos Produtos Substitutos. Finalizando, a TI permite a realização de reengenharia interna tanto nos processos quanto nas estruturas organizacionais, o que nos faz concluir que a alternativa que NÃO corresponde com a realidade em termos das contribuições da TI ao planejamento estratégico empresarial é a letra “e”, já que todas as demais afirmações estão corretas em sua totalidade.
Aula 6, Tema 1.