Na vertente ideológica neoliberal, o conhecimento passa a ser uma mercadoria, muda-se o foco do trabalho da escola, principalmente em relação à oferta do Ensino Médio e das Universidades. A ideia é preparar o trabalhador para o trabalho simples. Isso nos remete a pensar que os sujeitos não necessitam de muito conhecimento para exercerem suas funções, a fragmentação e a descontextualização do conhecimento não seria, nesse sentido, um problema. RIBEIRO, M. R. M. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: Unicesumar, 2020. Analise as afirmativas que seguem, considerando quais se contrapõem à perspectiva apresentada. I. A formação crítica e política dos cidadãos. II. O paradigma pautado no diálogo entre os sujeitos. III. A seletividade, produtividade e interesse individual. IV. A construção de uma sociedade inclusiva e de direitos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 04 (I, II e III.)
Explicação: a IV. está errada na pagina 56 do livro diz que concepção neoliberal contrapõe-se ao (A construção de uma sociedade inclusiva e de direitos)
pagina 56.
Torna-se importante salientar que a concepção neoliberal contrapõe-se ao
paradigma pautado no diálogo entre os sujeitos, na construção de uma perspectiva inclusiva e de direitos.
I, II e IV.
Pois a III - A seletividade, produtividade e interesse individual...Não se contrapõe á questão!
As asserções I, II, IV se contrapõem à ideia de que de certo modo a educação nada mais é que uma simples mercadoria, pois estas consideram o sujeito de modo global, e não atrelado somente à sua força de trabalho.
Infelizmente constantemente podemos ver o processo de mercantilização da educação, o que de certo modo vai contra as ideias da maior parte dos educadores e estudiosos do processo de aprendizagem.
A escola é e precisa ser mais que um simples ambiente onde aprendemos coisas necessárias ao trabalho, afinal, muitas outras funções também são desenvolvidas neste contexto.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/24121415