Na vacinação um agente patogênico (vírus, bactéria) sem capacidade de causar doença é introduzido ao corpo humano. O corpo, então, destrói esses agente e produz anticorpos, que impedem uma infecção futura pelo mesmo causador da doença. Cite três exemplos desses agentes patogênicos e doenças que podem ser evitadas com a vacinação:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Adjuvante — Substância adicionada a uma vacina para potencializar a resposta imunológica ao antígeno. O adjuvante mais frequentemente utilizado é o hidróxido de alumínio, porém, outras substâncias têm sido usadas à base de esqualeno.
Agente etiológico — Agente biológico que pode causar infecção ou doença, também chamado de agente infeccioso ou agente patogênico. São exemplos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e rickettsias.
Agente infeccioso — Ver agente etiológico.
Alérgeno — Substância que, ao ser introduzida no organismo, pode causar, em alguns indivíduos predispostos, uma reação alérgica.
Alergia — Resposta imunológica anormal e exagerada, em pessoas predispostas (alérgicas). São manifestações de hipersensibilidade do sistema imune diante de uma substância (alimento, medicamento, vacina, entre outros), e podem se manifestar como asma, eczema, rinite, anafilaxia, urticária, reação de Arthus, e outros.
A mais grave manifestação de reação alérgica é a anafilaxia (reação imediata), de ocorrência rara (cerca de 0,65 a 1,53 caso por milhão de doses administradas). Ela pode ser desencadeada após o uso de qualquer vacina ou imunoglobulina.
A agilidade no tratamento é fator fundamental para a recuperação do paciente. Portanto, faz parte das boas práticas de vacinação valorizar o histórico de qualquer tipo de alergia e, em caso positivo, considerar como precaução a administração da vacina em serviço capaz de atender essa situação. A ocorrência de anafilaxia após a administração de uma vacina específica contraindica sua posterior aplicação.
Antibiótico — Grupo de substâncias que impedem o crescimento de microrganismos, utilizados para tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias. Não atuam contra vírus.
Anticorpo — Uma molécula orgânica (em geral uma glicoproteína), produzida por célula do nosso sistema imune, encontrada em fluidos teciduais e no soro, em resposta à entrada de um antígeno. É capaz de se combinar com este, neutralizando-o ou destruindo-o. Também conhecido como imunoglobulina.