Na Unidade 1, a discussão entre o Brasil Legal e o Brasil Real é evocada durante a leitura do e-book. Frente a essa relação entre opostos, defina o que é Brasil Legal e Brasil Real, em seguida cite situações e características explicando essa diferença.
Soluções para a tarefa
O Brasil real pode ser entendido como parte de um retrocesso anterior a constituição de 1988. Para ser mais exato, as questões que definem o Brasil Real se interligam ao patrimonialismo e a passagem da estrutura antiga para o Brasil Legal.
O Brasil Legal dialoga sobre o que vivemos hoje, e, apesar dos retrocessos ainda vistos, temos a constituição de 1988 como parte da organização da sociedade.
Um exemplo claro de Brasil legal está nas leis e direitos que os cidadãos possuem atualmente, assim como a implementação de políticas públicas nas diferentes áreas.
Resposta:
Explicação:
Há um descompasso entre o Brasil Legal X Brasil Real. Observando sobre o que vivemos hoje, apesar dos retrocessos ainda vistos, temos a Constituição de 88 como parte da organização da sociedade, se for usada e obedecida na íntegra...mas é aí que entra o Brasil real, o Brasil em que não basta ter leis e não serem aplicadas de forma correta. No qual a igualdade é substituída pela desigualdade, onde os direitos fundamentais, ou seja, os mais importantes e básicos como: saúde, segurança, transporte, lazer e educação, são violados bruscamente e de forma vergonhosa. A realidade onde a desigualdade social impera, e somente os que têm mais (dito financeiramente) são os mais favorecidos e privilegiados. O Brasil real, infelizmente é o retrato da ineficiência da legalidade, onde todos são iguais perante a lei, mas desiguais na sua aplicabilidade. Um exemplo que podemos dar disso é sobre a igualdade de todos os cidadãos perante a lei na educação: embora a Constituição garanta esta igualdade, na prática vemos que aqueles que podem pagar por bons colégios particulares, que como exemplo são utilizadas equipamento de ponta para estudos, videoaulas, tecnologias como essas, deveriam ser utilizadas em todas as escolas, mas a realidade em sala de aula espalhada pelo país, é bem diferente. Os problemas vão desde o transporte de alunos, até as estruturas da sala de aula, professores dando aula a alunos de diversas series ao mesmo tempo e até em sala improvisada. Falta garantir qualidade para todos, amplitude no acesso no ensino médio e fundamental, construir um ensino mais contemporâneo e falta formar melhor os professores, o que quer dizer também melhor renumeração dos profissionais. Dificilmente estudantes do ensino particular utilizam do mesmo modo que os do ensino público, pois tem acesso a uma série de recursos legais que os menos favorecidos não tem, de modo que, na prática, não existe esta igualdade.