Na tuberculose, há uma resposta imune mediada pela célula T contra os antígenos proteicos do Mycobacterium tuberculosis. A resposta torna-se crônica porque se trata de uma infecção difícil de erradicar. Dentre as principais causas para essa dificuldade, destaca-se:
(Ref.: 202105355900)
A reação ocorre tardiamente, porque leva muitas horas para que os linfócitos T efetores circulantes voltem ao local de entrada do antígeno.
Ocorrem de 24 a 48 horas após um indivíduo anteriormente exposto a um antígeno proteico ser desafiado com o antígeno.
Em diferentes doenças mediadas pela célula T, a lesão tecidual é provocada pela inflamação induzida pelas citocinas que são produzidas principalmente pelas células T CD4+ ou pela eliminação das células do hospedeiro pelos CTL CD8+.
A lesão tecidual verdadeira nessas doenças é causada, principalmente, por mastócitos e basófilos.
A formação de granulomas. A inflamação granulomatosa resultante é a principal causa de lesão em tecidos normais no local da infecção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A formação de granulomas. A inflamação granulomatosa resultante é a principal causa de lesão em tecidos normais no local da infecção.
Explicação:
A principal causa da resposta imune mediada por células T contra antígenos proteicos é a formação de granulomas, a inflamação granulomatosa resultante é uma das principais causas de danos aos tecidos normais no local da infeção.
Inflamação granulomatosa
A inflamação granulomatosa é uma forma de inflamação crônica caracterizada por aglomerações de macrófagos ativados, frequentemente com linfócitos T, e às vezes está associada à necrose central.
A formação de um granuloma é uma tentativa da célula de conter um agente causal de difícil erradicação.
Entenda mais sobre tuberculose em: https://brainly.com.br/tarefa/53216402
#SPJ2