História, perguntado por mateusdanielcarmo, 7 meses atrás

Na transição da Idade Média para a moderna ocorreram inúmeras transformações na Europa escreva 3 dessas mudanças:

Soluções para a tarefa

Respondido por ffblue36
2

Podemos dizer que a transição da Idade Média para moderna foi à passagem do feudalismo para a primeira fase do capitalismo. Essa transição foi bastante lenta e durou entre os séculos XI à XV. ... * O movimento de redescoberta da cultura clássica, por volta do século XV; * Reforma Protestante, começando em 1517

Ao contrário de um período "de atrasos", foi durante o Feudalismo que se desenvolveu a técnica de rotação dos campos e o o arado animal, o que representou grandes ganhos produtivos, possibilitando o aumento da população e a posterior recuperação do comércio e desenvolvimento da urbanização

Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções


mateusdanielcarmo: que isso kk
mateusdanielcarmo: oh ta complicado aqui man essa pergunta eu n consigo responder de jeito nenhum
ffblue36: Ok Vou Editar ;-;
ffblue36: Ponto ;}
mateusdanielcarmo: vlw
ffblue36: Vou Colocar a 3
ffblue36: Agr Sim kk
Respondido por ToddynCookie
1

Resposta:

Baixa Idade foi uma das fases da Idade Média e correspondeu ao período iniciado no século XI e encerrado no século XV. Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se. As mudanças da Baixa Idade Média levaram ao fim do feudalismo e à centralização do poder real.

A sociedade na Baixa Idade Média era Estamental, ou seja, era dividida em classes sociais muito bem definidas e que tinham pouquíssimas chances de mobilidade social, uma vez que o valor dos nobres era atribuído pelo sangue, por sua descendência, e esse era o fator da origem e manutenção de toda sua riqueza.

Os três grupos que formavam a sociedade medieval eram:

Nobres: aqui se incluem tanto nobres que possuíam sua propriedade (feudo), quanto os que se dedicavam à guerra, os cavaleiros;

Clero: membros da Igreja Católica;

Camponeses: trabalhadores presos à terra em que serviam aos senhores feudais.

A Baixa Idade Média, porém, presenciou alguma modificação nessa organização social. "O crescimento das cidades" esteve por trás dessas mudanças devido ao "surgimento de novos ofícios por toda a Europa Ocidental."

Além disso, eles iniciaram um sistema de rotatividade trienal, que garantia a fertilidade do solo. Esses fatores melhoraram a produtividade dessa atividade econômica na época.

Resposta:

Crescimento das cidades

As cidades em crescimento possibilitaram o aumento dos ofícios e novas formas de sobrevivência.

Política

No final do século XIII, a relação entre feudalismo e vassalagem perdeu sua força, e a Europa presenciou um processo de fortalecimento da posição do rei e o surgimento de um aparato burocrático que deu origem ao Estado Nacional.

Renascimento do comércio

A partir desse excedente, expandiu o leque de mercadorias disponíveis, obtendo-se mercadorias de luxo oriundas do Oriente. A princípio itinerante, o comércio consolidou-se e as feiras temporárias tornaram-se fixas nos arredores das cidades, conhecidos como burgos, locais em que se encontravam os burgueses.

Explicação:

Espero ter ajudado.


mateusdanielcarmo: vlw
Perguntas interessantes