Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, a forma de trabalho foi, gradativamente, deixando o artesanato e passando para a manufatura, e desta para a maquinofatura, acentuando-se a divisão do trabalho. No campo científico, houve um grande desenvolvimento da ciência da natureza, que se expressou por meio da observação científica e da experimentação. Nesse contexto, surgiu uma nova filosofia, um novo modo de pensar, uma nova educação, isto é, a didática.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir e considere a relação proposta entre elas:
I. A didática ficou conhecida como “A arte de ensinar tudo a todos”.
PORQUE
II. Era uma forma de reforçar e sustentar um pensamento educacional predominante na Idade Média, no qual o conhecimento não era apenas para os “iluminados”.
Soluções para a tarefa
Resposta: As duas asserções estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação: A didática ficou conhecida como “A arte de ensinar tudo a todos” porque era um método por meio do qual todos poderiam aprender, não apenas os “iluminados pela revelação divina” ou de determinada classe ou grupo social: todos, a partir de então, iriam conseguir aprender.
Resposta:
alternativa 4: As duas asserções estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
página 96:
Em sua obra fundamental sobre o método de ensino, Comenius anunciou sua proposta, a grande novidade que se impunha e devia ser ouvida por todos: Didáctica Magna: Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos. Assim, Comenius teve a ousadia de publicar uma obra na qual dizia ter encontrado um método por meio do qual todos poderiam aprender, não apenas os “iluminados pela revelação divina” ou de determinada classe ou grupo social: todos, a partir de então, iriam conseguir aprender!