Na trajetória filosófica, muitas foram as temáticas que receberam a atenção dos grandes pensadores e que proporcionaram reflexões para a filosofia da Educação. A filosofia, de uma forma ou de outra sempre se preocupou com a condição humana, mesmo nos tempos em que seu foco não era a antropologia – o homem no centro do universo. Os diversos estudos a esse respeito abarcam a sociedade e as relações humanas em meio aos diversos contextos. A partir do texto e dos conhecimentos sobre o tema, quais os pensadores que apresentam questionamentos importantes para pensar criticamente sobre a condição humana, a autoridade, o poder e a arquitetura escolar?
A- Marx e Michel Foucault
B- Hegel e Foucault
C- Hannah Arendt e Hegel
D- Hannah Arendt e Marx
E- Hannah Arendt e Michel Foucault
Soluções para a tarefa
Resposta: letra E. Hannah e Foucault
A condição humana diz respeito às condições que o ser humano se encontra. Não é igual à natureza humana, pois o ser humano não nasce pré-determinado, mas ele é conduzido por meio da sua história (E).
Hannah Arendt, teórica política alemã, valoriza as ações humanas e a relação que os homens podem ter entre si, firmando a esfera política no mundo. Desse modo, o homem é capaz de pensar, de agir, de se responsabilizar por seus atos, de discursar e de fazer promessas.
Quando o homem abdica da sua faculdade racional e consciente ao perpetuar o mal através das suas ações, ele nega a sua liberdade e se transforma em um monstro, cujo mal assola a sua vida e o seu pensamento.
Assim, Arendt alerta a sociedade para a banalização do mal no mundo, onde práticas irresponsáveis são sancionadas e o homem não mais pensa sobre suas ações, mas as pratica de acordo com uma norma moral vigente.
Para a pensadora, ética e lei se distinguem à medida que a ética pressupõe o ato de pensar e a lei, apenas a obediência.
Link: brainly.com.br/tarefa/23762576