História, perguntado por geo104, 1 ano atrás

na terra dos faraós objetivo

Soluções para a tarefa

Respondido por clarissa1000
1
É preciso voltar no tempo para encontrar um conquistador que tivesse sido acompanhado, em uma expedição longínqua, de um contingente científico de grande renome. Antes de Bonaparte e sua aventura egípcia, só Alexandre, o Grande, havia feito o mesmo. A expedição ao Egito, aventura militar e política em princípio, vai se transformar, em parte, em expedição científica. 

Em 1º e 2 de março de 1798 (11 e 12 de Ventoso do ano VI da República), o Diretório suspende o projeto de desembarque na Inglaterra, e decide enviar uma expedição ao Egito para abater e enfraquecer a "pérfida Albion" em suas colônias. Com a engenhosidade de seu general na liderança, essa expedição deve igualmente enriquecer o patrimônio cultural da França, daí a idéia de associar às forças militares um contingente científico.

Nessa época, Bonaparte acabara de ser nomeado membro da Academia de Ciências, ocupando a cadeira deixada vaga por Carnot. Relata seu projeto a Monge, que se mostra entusiasmado: Napoleão precisava levar as artes da Europa na direção de um povo semibárbaro e semicivilizado, sem indústria, sem as luzes da ciência.

A idéia de constituir uma Comissão das Ciências e Artes germinou no espírito do general. Em 16 de março (26 de Ventoso), o Diretório ordena ao ministro do Interior que coloque à disposição do general Bonaparte os engenheiros, artistas, e todo o material necessário à expedição. 
Perguntas interessantes