Português, perguntado por marleidemrsport51121, 1 ano atrás

Na terceira estrofe da quinta parte do poema o navio negreiro de Castro Alves, há o retrato dos escravos negros.






a) nessa estrofe, o poeta associa a ideia de liberdade a imagens que evocam luminosidade e movimento. Que palavras ou expressões sugerem luminosidade? Quais sugerem movimento?






b) No último verso dessa estrofe, o poeta emprega uma gradação. Que efeito de sentido o uso dessa figura de linguagem produz no texto?






c) Nessa gradação aparece a expressão sem razão. De acordo com o contexto, que sentidos podem ser atribuídos a essa expressão?

Soluções para a tarefa

Respondido por angelicaaldspa6awv
177

Olá, tudo bem?



1) a) Terceira estrofe da quinta parte:



São os filhos do deserto,

Onde a terra esposa a luz.

Onde vive em campo aberto

A tribo dos homens nus...

São os guerreiros ousados

Que com os tigres mosqueados

Combatem na solidão.

Ontem simples, fortes, bravos.

Hoje míseros escravos,

Sem luz, sem ar, sem razão...



1) a) As palavras que sugerem luminosidade são “luz” “campo aberto”, e as palavras que sugerem movimento são “tigres mosqueados” “combatem na solidão”.


1) b) A gradação expressa a gradual perda de sanidade a que os escravos foram sujeitos dentro dos navios negreiros ao ficarem, primeiramente, sem luz, depois sem ar e, por fim, sem razão.


1) c) “Sem razão” pode ser uma expressão que remete ao estado mental dos negros que foram encarcerados ou à falta de sentido em vista do encarceiramento dessas pessoas.



Espero ter ajudado! (:

Respondido por randomPerson13
8

Resposta:

A) A luminosidade é sugerida em “a terra esposa a luz” e o movimento em “Onde voa em campo aberto / A tribo dos homens nus” e em “Combatem”.

B) Ela enfatiza o contraste vivido pelos negros, que, diferentemente do que experimentavam em liberdade, agora, na escravidão, vivenciam uma situação de grande despojamento: “Sem luz, sem ar, sem razão...

C) Pode significar sem perspectivas de vida, sem senso lógico, como também sem consideração por parte daqueles que lhes tiram a liberdade.

Perguntas interessantes