Química, perguntado por camilapossato, 1 ano atrás


“Na teoria original de Dalton, o termo átomo era empregado para designar a menor porção concebível de uma substância, independentemente de ela ser simples ou composta. Esse fato gerou algumas confusões e dificuldades de interpretação das leis volumétricas de Gay-Lussac e levou, posteriormente, à introdução da noção de molécula, para conciliar a teoria atômica com o enunciado dessas leis”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROZENBERG, I. M. Química geral: A teoria atômico-molecular clássico. 1. ed., p. 44-52. São Paulo: Blucher, 2002. p. 47.

Considerando este fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica sobre a suposição de Dalton quanto ao número relativo de partículas em “medidas” de gases, é correto afirmar que:
A
Se A e B originam um único composto, a molécula de água seria formada por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio, isto é, constituído por apenas um átomo de A e um átomo de B, monoatômica.
B
Se A e B originam diferentes compostos, não há como determinar a quantidade de átomos destes elementos necessários para formar a água.
C
Se dois elementos diferentes originam um único composto, a substância água seria formada por qualquer quantidade de átomos de hidrogênio e de oxigênio que estivessem dispostos no sistema.
D
É imprecisa a determinação do número de elementos necessários para formar a substância água.
E
Se A e B originam um único composto, a substância água seria formada por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio, havendo impossibilidade na diferenciação destes átomos.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
4

Alternativa correta é a E   Se A e B originam um único composto, a substância água seria formada por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio, havendo impossibilidade na diferenciação destes átomos.

Newton procurou explicar as interações entre as partículas, e  conseqüentemente as propriedades dos materiais, por intermédio de suas “leis  universais” para o movimento dos corpos.

Dalton relata que todos os métodos mencionados parecem levar a uma redução de 21%  em uma dada quantidade de ar atmosférico, destacando que alguns cientistas obtiveram  variações nesse percentual (situando-se sempre na faixa de 20 a 30%) ao quantificar o  oxigênio em diferentes datas e locais.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes