Na teoria dos Atos de Fala, de John Langshaw Austin (1911-1960), o princípio basilar é que há circunstâncias nas quais não descrevemos uma ação pela fala, mas a praticamos. Isto é: há contextos em que, ao proferirmos certo enunciado, realizamos ações. Nesse caso, o enunciado é chamado de performativo. O performativo será feliz (eficaz) se a ação pretendida se concretizar, mas será infeliz (ineficaz) se esta ação não se realizar. Conforme Ottoni (2002), “as infelicidades mais específicas do performativo são: (a) a nulidade (ou sem efeito) quando o autor não está em posição de efetuar tal ato, quando não consegue, formulando seu enunciado, completar o ato pretendido; (b) o abuso da fórmula (falta de sinceridade) quando se diz: eu prometo, por exemplo, sem ter a intenção de realizar a ação prometida; (c) a quebra de compromisso quando se diz eu te desejo boas vindas, por exemplo, tratando no entanto o indivíduo como estranho”. A partir dessa explicação, leia a situação descrita abaixo e assinale a alternativa correta: Para saber mais: OTTONI, Paulo. John Langshaw Austin e a Visão Performativa da Linguagem. DELTA[online]. 2002, v.18, n.1, p. 117-143. ISSN 1678-460X. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2016. SITUAÇÃO: Reunião de condomínio. Síndico: Silvio Souza (gerente de loja). Presentes: médico, vereador, donas de casa, professora, vendedora, auxiliar de escritório, secretária e você. O vereador de sua cidade, na sessão de condomínio do edifício onde você e ele moram, disse: “Boa noite a todos, declaro aberta esta sessão”. Nesse caso: ALTERNATIVAS O vereador abriu a sessão de forma adequada. Ou seja: o performativo ocorreu com sucesso. Esse performativo não teve sucesso, porque não era adequado à situação de enunciação. Esse performativo não teve sucesso, porque, embora a situação comunicativa e a fórmula do performativo fossem convenientes, esta não foi pronunciada integralmente. Esse performativo não teve sucesso, porque as 3 situações de infelicidades citadas no enunciado ocorreram.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Opção E - O performativo era adequado à situação de enunciação, mas a pessoa que a proferiu não era a pessoa conveniente a seu sucesso.
Explicação: Porque o vereador não era o presidente da reunião e sim o síndico sr. Silvio Souza (gerente de loja), este sim deveria ter dito: “Boa noite a todos, declaro aberta esta sessão”.
Explicação: Porque o vereador não era o presidente da reunião e sim o síndico sr. Silvio Souza (gerente de loja), este sim deveria ter dito: “Boa noite a todos, declaro aberta esta sessão”.
cledsonverbum:
É isso mesmo, embora a opção b) também seria adequada, visto que uma simples reunião de condomínio não necessita de tanta formalidade.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás