Na teoria de Émile Durkheim, os fatos sociais devem ser o objeto de estudo da sociologia. No entanto, nem todos os comportamentos e ações observadas em uma sociedade podem ser denominados fatos sociais, sendo fundamental que para isso sejam observados os seguintes critérios:
I. Exterioridade, pois existem de forma externa e anterior ao indivíduo e atuam sobre o comportamento dele independentemente da sua vontade ou de sua reflexão.
II. Generalidade, pois uma vez que os fatos sociais são coletivos, eles existem e se aplicam a todos os indivíduos de uma dada sociedade.
III. Coercitividade, pois existe uma obrigação implícita ou explícita para que as normas sejam seguidas, e o não cumprimento das mesmas acarreta para o infrator um tipo de punição legal.
Avalie as alternativas apresentadas anteriormente e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As alternativas II e III estão corretas
b. As alternativas I e II estão corretas
c. As alternativas I e III estão corretas
d. Todas as alternativas estão corretas Incorreto
e. Nenhuma das alternativas está correta
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Apenas II e III.
Para entender melhor o espaço entre o indivíduo e as relações com o meio, ele dividia em dois tipos a organização social, sendo a solidariedade mecânica, composta por sociedades mais primitivas, e a segunda a orgânica muito comum nas modernas, devido a ascensão do capitalismo.
Assim, os conflitos do capitalismo estavam justamente ligados ao desenvolvimento da sociedade e a divisão de classes, por isso, a especialização do trabalho se dava para o crescimento econômico, porém com fatores negativos aos aspectos sociais.
Respondido por
0
Resposta: as alternativas I e III estão corretas.
Explicação: corregida pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás