Na tentativa de promover ações capazes de romper com o quadro da exclusão e invisibilidade, foram realizadas alterações na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) em 2003 e 2008, cujo objetivo consistia em, respectivamente, tornar obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira pela Lei 10.639/03 e, em 2008 alterada pela 11.645 que acrescenta a obrigatoriedade de história e cultura indígena. (Maria Gisele de Alencar. In: Congresso internacional de Educação e Tecnologias, 2018, p.2 ) Sobre a importância do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, é correto afirmar que: Escolha uma: a. busca reforçar o padrão etnocêntrico de educação como caminho de desenvolvimento da sociedade. b. promove o desenvolvimento de uma pedagogia que desconstrói as ideias e práticas pautadas no racismo, no preconceito e na discriminação, apesar de não garantir sua extinção. c. busca substituir o saber branco eurocêntrico pelos saberes de outras matrizes de conhecimento (dos povos africanos e indígenas) d. promove um espaço de invisibilidade aos saberes desenvolvidos pelas populações negra e indígena.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
b. promove o desenvolvimento de uma pedagogia que desconstrói as ideias e práticas pautadas no racismo, no preconceito e na discriminação, apesar de não garantir sua extinção
Explicação:
b
leilianemartins1985:
A afirmação correta é a letra B. promove o desenvolvimento de uma pedagogia que desconstrói as ideias e práticas pautadas no racismo, no preconceito e na discriminação, apesar de não garantir sua extinção.
Perguntas interessantes