Na tabela periódica, os elementos são agrupados de acordo com o número atômico. Esses elementos recebem ou perdem a mesma quantidade de elétrons para adquirirem estabilidade eletrônica e química. O número de elétrons compartilhados ou transferidos indica o número de ligações possíveis de serem estabelecidas pelos átomos na formação das moléculas. Além disso, observa-se uma periodicidade desses elementos, assim organizados na tabela periódica, e o estado da camada eletrônica mais externa determina suas propriedades químicas. Para corroborar com a leitura do texto, analise a figura da tabela periódica:
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 44.
Na figura da tabela periódica, estão destacados por cores os elementos encontrados na constituição das células e organismos. Considerando a diversidade de moléculas e suas funções, podemos concluir que:
Os elementos destacados em verde são amplamente encontrados na constituição de moléculas biológicas importantes como proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos.
Apenas 0,1% do número total de átomos do organismo são representados pelo grupo de elementos marcados em azul, sendo suas funções ainda pouco conhecidas para os organismos.
O grupo de elementos em verde, são necessários em grandes quantidades para a manutenção das funções do organismo humano.
Somente os elementos destacados em azul na tabela periódica combinam-se para originarem moléculas orgânicas com estruturas poliméricas.
Proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos são moléculas biológicas constituídas pelos elementos destacados em vermelho.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Está correto: "Proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos são moléculas biológicas constituídas pelos elementos destacados em vermelho"
O hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio compõem basicamente todas essas substâncias, sendo essenciais a vida.
Perguntas interessantes