Na tabela, estão apresentados os percentuais da população brasileira ocupada por atividade econômica em 2009.
De acordo com os dados, 60,9% da população brasileira encontram-se no setor terciário, percentual semelhante ao dos países desenvolvidos. Estabeleça a diferença qualitativa existente, neste caso, entre o contexto brasileiro e o dos países desenvolvidos.
Identifique, também, a região brasileira com maior percentual de população ocupada no setor primário e justifique essa situação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos países chamados de emergentes, como o Brasil, que atravessaram industrialização e urbanização, ocorreu uma “hipertrofia do terciário”, ou seja, pessoas que perderam o emprego no campo e na indústria foram para o comércio e os serviços, para atividades de baixa qualificação. Nos países desenvolvidos, a maior parte da população está empregada no setor terciário da economia, isto é, no comércio, nos serviços e no sistema financeiro. No entanto, nos países desenvolvidos, o setor terciário foi amplamente modernizado pelos processos econômico e social, nos quais prevalecem atividades de média e alta qualificação. A região brasileira com maior porcentual de pessoas ocupadas no setor primário é o Nordeste, 29,6%. Isto ocorre porque alguns estados da região apresentam porcentuais significativos de população rural, embora haja um predomínio da população urbana, pois há menor grau de modernização agropecuária, que faz com que seja necessário um número maior de trabalhadores nas propriedades.