Na tabela constam as principais propriedades das bases de Arrhenius. TIPO DE BASE FORÇA DA BASE De metais alcalinos Fortes e solúveis. De metais alcalinoterrosos Fortes e parcialmente solúveis, exceto a de magnésio, que é fraca. Demais bases Fracas e praticamente insolúveis. Considere as seguintes situações: I. Para desentupir um cano de cozinha, é necessário utilizar uma base forte e solúvel; II. Para combater a acidez estomacal é necessário uma base fraca e parcialmente solúvel. Consultando os dados da tabela acima, conclui-se que as fórmulas dessas bases, para as situações I e I, respectivamente, podem ser (A) KOH e Ba(OH)2 (B) Al(OH)3 e NaOH (C) Ca(OH)2 e Fe(OH)3 (D) NaOH e Mg(OH)2
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta:
Letra D.
Explicação:
Os metais alcalinos (assim chamados por serem facilmente encontrados sob forma de bases de Arrhenius – álcalis) constituem o grupo 1A da tabela periódica.
Os metais alcalino-terrosos (alcalino por formarem álcalis – as bases de Arrhenius – terrosos por seus óxidos serem por muito tempo chamados de terra) representam os elementos do grupo 2A da tabela periódica.
NaOH - base forte e solúvel.
Mg(OH2) - base fraca e parcialmente solúvel (magnésio é exceção).
Perguntas interessantes