Na superfície de um espelho plano incide um raio luminoso de tal forma que esse raio forma com a normal um ângulo de 35°. Determine o ângulo de reflexão, sabendo que o espelho plano sofreu um giro no ponto de incidência,de tal modo que nessa nova posição o espelho fique perpendicular ao raiorefletido anteriormente.
Soluções para a tarefa
Se o espelho plano na segunda posição faz 90° com o raio, o angulo de incidência é 0°, todo raio que chega 90° volta a 90°, portanto o ângulo de reflexão é 0°.
Explicação:
Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão.
Seja um espelho (s) plano em que é feita a incidência de um raio de luz RI que forma um ângulo i com a normal do espelho; o raio refletido RR formará um ângulo r com a normal do espelho.
A 1° lei da reflexão: O raio incidente (RI) à normal e o raio refletido são cooplanares, ou seja, estão no mesmo plano.
A 2º lei da refração: O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão (r = i)
A imagem formada por um espelho plano é determinada através do prolongamento dos raios refletidos.
Sendo assim, se ouve um giro em que nessa nova posição o espelho fique perpendicular ao raio refletido anteriormente, logo forma um ângulo de 90°, gerando um ângulo de incidência de 0°.