Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

na sua percepção quais as diferenças entre o mito a filosofia e a religião?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lfsLeonardo
9

O mito está relacionado uma história que não tem compromisso com a verdade. Existem semelhanças com a realidade. Pode estar presentes seres da mitologia, Deuses e outros tipos de seres. Podem aparecer nos mitos também a figura do herói.

Exemplo:

O mito de Édipo

https://brainly.com.br/tarefa/2484454

A filosofia é busca pela verdade de forma sistemática. O conhecimento é coerente e racional. É questionadora, apresenta atitude crítica, não aceita dogmas.

Para saber mais sobre a filosofia:

https://brainly.com.br/tarefa/17704702

A religião tem os seus dogmas e a sua fé.

Vale ressaltar que a filosofia pode contribuir para o fortalecimento da religião. Esse foi o caso da filosofia cristã na Idade Média.

Até hoje existe a importante influência da filosofia na religião, quando busca-se compreender as verdades religiosas do modo mais racional e coerente possível.

A diferença é:

Enquanto o mito é baseado em histórias, repassadas pela tradição; a filosofia está relacionada a uma atitude diante dos acontecimentos; enquanto a religião possui as suas crenças e revelações como base.

Outro ponto é que a filosofia facilita perceber as incoerências do mito, o que reduz o poder de manipulação de conhecimento mitológico.

Por exemplo, as fake news na atualidade, que são mitos.

O senso crítico da filosofia contribui para não cair tão facilmente nas fake news.

IMAGEM

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, pessoas que contribuiam para a filosofia cristã na idade média.

Platão, filósofo que utiliza-se de mitos para algumas de suas explicações. Um exemplo famoso é o Mito da Caverna de Platão.

Bons estudos e sabedoria!

Anexos:
Perguntas interessantes