Filosofia, perguntado por clasheduardo42, 11 meses atrás

Na sua opinião, se faz necessidade usar a ética no dia a dia? porque

Soluções para a tarefa

Respondido por graziellicristina23w
0

Resposta:

Explicação:

Ao longo do dia, diante de pessoas, coisas e situações, muitas avaliações ou pré-conceitos são perpetrados constantemente. Desde que o mundo é mundo é assim. O ser humano vive sob o maniqueísmo das coisas: o bem e o mal, o certo e o errado, e o que diferencia cada um tem a ver com a boa índole refletida na boa conduta frente à sociedade, regida por regras de bem viver que precisam ser respeitadas. Não deve ser confundida com as leis, mas está relacionada com o sentimento de justiça social. Princípios ou valores morais, como a ética são peças chave para a harmonização dos grupos, a fim de que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Pelo menos é o que diz a teoria. Nesse sentido, ética é um tema recorrente, pois, está atrelada à vida, ao cotidiano do Homem.

           Nos dias de hoje, muitos citam a palavra “ética”, mas, quando perguntados, não conseguem explicá-la nem defini-la. Por isso, o objetivo deste texto é abordar o conceito de ética de modo a tornar mais claro seu entendimento a partir de uma reflexão sobre a mesma nos dias atuais. Em um primeiro momento a ética nos remete a norma, liberdade e responsabilidade. Falar em ética significa falar de liberdade, pois não há sentido falar de norma ou de responsabilidade se não partimos da suposição de que o ser humano é realmente livre para agir, ou pode sê-lo.

           A norma nos diz como devemos agir. E, se devemos agir de tal modo, é porque também podemos não agir deste modo. Isto é, se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer ou somos capazes de desobedecer à norma. Também não haveria sentido falar de responsabilidade, se o condicionamento ou o determinismo fosse tão completo a ponto de considerar a resposta como mecânica ou automática.

           Por outro lado se afirmarmos que o determinismo é total, não há o que falar de Ética; pois a Ética refere-se às ações humanas, e, se elas são totalmente determinadas de fora para dentro, não há espaço para a liberdade, como autodeterminação e, consequentemente, não há espaço para a Ética.

          Para falar sobre um dos ramos da filosofia dedicado aos assuntos morais que norteiam um meio social, é necessário refletir sobre os dilemas da conduta dos indivíduos, na contemporaneidade, em todos os âmbitos sociais, a começar na família, na escola, no trabalho e assim sucessivamente. Pensar nos descaminhos dos seres humanos, refletidos na violência, na exclusão, no egoísmo e na indiferença pela sorte do semelhante e até mesmo da sociedade.

           Na atualidade a ética abrange uma vasta área, podendo estar relacionada com temas ligados ao ambiente familiar, escolar, profissional, econômico, social e político. Existem códigos de ética profissional que indicam como o indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. Nos dias atuais com um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as pessoas preocupam-se com a ética nos seus negócios mostrando-se cada vez mais eficazes para competir com sucesso e obter resultados positivos.

           Um outro exemplo a ser citado é na arena política onde a sociedade tem exigido cada vez mais a moralidade de seus agentes e representantes e cada vez mais “condenando” as ações que saqueiam os cofres públicos tirando do povo o recurso que deveria ser empregados na prestação de serviços a população (educação, saúde, segurança, infraestrutura).

           Na arena política vale destacar a importância que os conceitos de democracia e direitos humanos assumiram que são também, simultaneamente, de caráter moral: como por exemplo, a partir da discussão em torno dos conceitos de liberdade, igualdade e justiça social. Mas o que é certo, o que é errado? Existe uma série de discussões políticas relativas aos direitos de grupos sociais as quais devem ser percebidas como questões morais: a questão do aborto, por exemplo, que ocasiona grande polêmica quando posto em pauta, os direitos dos deficientes, a eutanásia, entre outras questões. São temas complexos que perpassaram o tempo e hoje resultam em discussões que esbarram no senso ético para a resolução de cada situação em seu tempo.

         Diretamente relacionada ao aspecto político, a ética nos remete também à noção de cidadania e a vida em comunidade com o objetivo da realização das pessoas. A ética na cidadania busca refletir sobre o comportamento humano sob o ponto de vista das noções de bem e de mal, de justo e injusto, abrangendo as normas morais e as normas jurídicas; a ética na cidadania busca um meio em que as pessoas possam interagir na sociedade obedecendo tais leis morais para um bom desempenho da comunidade humana.

 

Perguntas interessantes