História, perguntado por Isabella0212, 11 meses atrás

Na sua opinião,qual foi a raiz do preconceito para com as populações negras aqui no Brasil??
Me ajudem pfv

Soluções para a tarefa

Respondido por lusleiderossate
1

Resposta:

Basicamente, o racismo no Brasil começou por volta de 1530, quando os primeiros navios trouxeram africanos para a terra recém-descoberta. Mas as raízes da intolerância contra os negros no mundo vão um pouco mais para trás, mais precisamente para o século 7, quando mercadores islâmicos no norte do deserto do Saara compravam mão de obra no sul do continente. Por isso, com a resistência dos índios nativos no Brasil, os portugueses e depois os grandes latifundiários brasileiros foram à África. Pesquisas apontam entre 3,5 e 5,5 milhões de negros trazidos de Gana, Angola, Congo e Moçambique em condições sub-humanas. Trazidos, vendidos e tratados como animais, a história da Pátria Mãe-Gentil nos mostra que aqueles povos desde que puseram os pés aqui foram torturados, mortos e estupradas (as mulheres). E, agora, mais de cem anos depois da Lei Áurea, ruas, escolas, empresas e campos de futebol, nos mostram ainda um longo caminho a ser percorrido para uma igualdade.

Racismo é o preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, define o dicionário. No Brasil, essa palavra ganhou forma e cor  com a chegada de cerca de 5 milhões de africanos, traficados pelos portugueses entre os séculos 16 e 19. Para entender a atual configuração social brasileira, e principalmente, o racismo, sociólogos e historiadores recorrem ao nosso passado.

Explicação:

Um período muito importante nesse processo de desenvolvimento, segundo o professor de história da África da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Alexandre Almeida Marcussi, de 34 anos, foram as três décadas que sucederam a abolição da escravidão. “Esse período é possível observar o que ocorreu com a população ex-escrava da área urbana e rural. A falta de ações públicas para integrar esses trabalhadores à sociedade foram determinantes na história de marginalização que se segue”

Perguntas interessantes