História, perguntado por ana72gloria, 6 meses atrás

Na sua opinião, porque a liberação ao público da pilula anticoncepcional marcou o início de uma revolução sexual feminina?​

Urgenteeeee

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelmorais862
1

Resposta:

Em 1957, foi lançado nos Estados Unidos um medicamento voltado aos distúrbios da menstruação. Seu nome era Enovid, e a bula trazia uma advertência: pode causar suspensão temporária da fertilidade. Para bom entendedor, era mais que suficiente.Na sua opinião, porque a liberação ao público da pilula anticoncepcional marcou o início de uma revolução sexual feminina?Em pouco tempo o remédio começou a ser utilizado por mulheres que buscavam justamente esse efeito colateral. Cerca de 500 mil recorreram ao Enovid entre 1957 e 1960, quando a FDA, órgão norte-americano responsável por controlar os medicamentos, aprovou a venda da pílula como o primeiro anticoncepcional ministrado por via oral.

Por trás da novidade havia um grupo inusitado de pessoas, como Margaret Sanger, uma feminista de quase 80 anos obcecada pelo desejo de dar às mulheres o direito de controlar a própria fertilidade, e o cientista Gregory Pincus, que tinha desenvolvido um método de partenogênese (reprodução assexuada) de coelhos em 1939 e encarou anos de ostracismo devido a uma sociedade apavorada com a ideia de filhos gerados sem pai.

O que eles tinham criado era transformador — e controverso. A pílula teve um papel fundamental na emancipação feminina e na revolução sexual, ao mesmo tempo que era atacada por feministas que questionavam os critérios de segurança para aprovação da fórmula pela FDA. Se Margaret Sanger sonhava com um método que ajudasse as mulheres e fazer planejamento familiar e sair da miséria, não faltou quem visse no remédio um complô para conter o aumento populacional de grupos marginalizados.

No campo da saúde, o debate também fervia. Temores relacionados a câncer e trombose levaram a uma queda de 25% nas vendas da pílula nos anos 1970. Estudos posteriores concluíram que os benefícios da pílula superam os riscos — embora estes existam. Estima-se que mais de 100 milhões de mulheres tomem a pílula diariamente — seja para evitar uma gravidez, seja para o controle da acne ou da endometriose.

Explicação:

Tentei fazer um resumo sobre

Perguntas interessantes