História, perguntado por liliapatricia321, 11 meses atrás

Na sua opinião, os mecanismos organizados durante a instalação da república no Brasil com a política dos governadores ainda vigoram no país nos dias de hoje? ME AJUDEM!!

Soluções para a tarefa

Respondido por 4540336354
26

Resposta:

A Política dos Governadores foi um acordo político firmado durante o período da República Velha (1889-1930).

O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.

Durante o governo do paulista Campos Salles (1898-1902) o poder federal uniu-se às oligarquias estaduais concentrada nas mãos dos latifundiários. O intuito era estabelecer uma relação amistosa entre as partes.

Dessa forma, a troca de favores era clara: o governo federal concedia poder e liberdade política e ainda benefícios econômicos para as oligarquias estaduais.

Em troca, favoreciam a escolha dos candidatos por meio do voto aberto, comandadas e manipulada pelos coronéis, os quais representavam a força local.

Com isso, fica claro que as elites locais dominavam a cena política e econômica dos estados, sendo monopolizada por famílias nobres e muitas vezes comandadas pelos coronéis.

Esse movimento ficou conhecido como "coronelismo", em que eles partilhavam a metodologia do voto de cabresto (voto aberto). Isso viabilizou a corrupção desde fraudes eleitorais e compra de votos. Ademais, o aumento da violência por meio da dominação dos coronéis nos denominados “currais eleitorais”.

Através da “Comissão Verificadora dos Poderes”, a legitimação dos governadores eleitos nos estados era manipulada.

Explicação:

Isso reforçava a política dos governadores diante da triagem feito pelos coronéis apoiados e confiantes do poder federal.

Se caso fosse necessário, ocorria a exclusão dos políticos da oposição, os quais sofriam a “degola”, ou seja, a fraude eleitoral, sendo impedidos de tomar a posse do cargo.

Respondido por av0450993
35

Resposta:

No caso temos que a política dos governadores consistia em um apoio por parte do presidente da república de forma irrestrita aos governadores dos estados.

Em troca, eles deveriam se utilizar do coronelismo para eleger bancadas pro governo.

Importante notar que até hoje tal fator é algo basante comum dentro do cenário político tendo em vista as alianças que os governos fazem como forma de possibilitar que haja apoio político no âmbito federal.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes