História, perguntado por yasmin46314, 11 meses atrás

na sua opinião o que acontece com a divisão estamental da França depois da declaração dos direitos dos homens e do cidadão e da constituição de 1791​

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminmelloe2006
9

Resposta:

A Constituição de 1791 exclui a nobreza, os títulos e condecorações relativos ao Antigo Regime, bem como a estrutura de diversas instituições e seu funcionamento, tal como expresso em alguns trechos do texto, não há nada acima da nação, sendo que todos devem contribuir igualmente com a ordem pública e dela receber o mesmo tratamento.

TÍTULO PRIMEIRO 

Disposições fundamentais garantidas pela Constituição

2º Todas as contribuições serão igualmente repartidas entre todos os cidadãos proporcionalmente aos seus recursos; 

TÍTULO III 

Dos Poderes Públicos 

Artigo 1. A Soberania é una, indivisível, inalienável e imprescritível. Ela pertence à Nação e nenhuma parte do povo nem indivíduo algum pode atribuir-se o exercício. 

A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão é posterior mas guarda os mesmos princípios. Há uma ênfase no direito natural, na manutenção da lei e na preservação dos valores, como a liberdade a igualdade, o direito À propriedade, ou seja, valores iluministas e liberais, presentes no período, como pode ser entendido nos trechos a seguir e na íntegra, disponível na internet.

Art. 3º. O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.

Art.1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.

Art. 13º. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.

Art. 14º. Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a coleta, a cobrança e a duração.

Assim, os estamentos foram sumariamente abolidos, é claro, isso não significou uma imediata melhora na vida de todos os franceses, já que as diferenças ainda permaneceram e os interesses de alguns grupos prevaleceram sobre os de outros. Entretanto, voltando a pergunta, estas divisões, como aconteciam antes da Revolução, deixaram de existir.

Explicação:

Perguntas interessantes