Química, perguntado por erikmoura104, 8 meses atrás

na sua opinião, como seria a alquimia no mundo moderno?​

Soluções para a tarefa

Respondido por RosynhaPequena
0

Resposta:

Alquimia foi e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia diferentes ciências, como a Química, Física, Astrologia, Filosofia, Arte, Metalurgia, Medicina, Misticismo e Religião. Assim, fica evidente que a Alquimia não é Química. Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza.

A origem da alquimia é bastante incerta, já que existem relatos alquímicos em diversas civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos, árabes, persas, mesopotâmios, hindus, chineses e japoneses. Todavia, considera-se genericamente que seu início ocorreu por volta do século III a.C., na Alexandria.

Os homens que praticavam a Alquimia eram chamados de alquimistas, e o trabalho deles era fundamentado em três importantes correntes:

a) Filosofia grega:

A alquimia teve como embasamento teórico as ideias sobre metafísica, transcendência, estudo espiritual e subjetividade propostas por Platão; além da teoria dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água) proposta por Aristóteles.

Além da teoria dos quatro elementos, os alquimistas baseavam-se também na chamada “Teoria das três essências”. Essa teoria dizia que toda matéria era formada por combinações diferentes de sal, enxofre e mercúrio.

b) Misticismo oriental:

O misticismo era utilizado pelos alquimistas principalmente porque muitas de suas tentativas e criações relacionadas com a matéria eram realizadas às escondidas (ciência oculta). Além disso, eles ainda selecionavam números (3, 4 e 7) e figuras geométricas como amuletos em seu dia a dia, bem como invocavam deuses e demônios para realizar as transformações que desejavam na matéria.

A prática da Alquimia quase sempre era realizada em um lugar escondido

A prática da Alquimia quase sempre era realizada em um lugar escondido

c) Tecnologias egípcias:

Várias tecnologias desenvolvidas no Egito, por volta do século III a.C., serviram de base para o desenvolvimento da Alquimia. Uma alquimista chamada Maria, a Judia, desenvolveu alguns equipamentos para realizar destilação, sublimação e o banho-maria.

Explicação:

Perguntas interessantes