Na sua opinião as danças folclóricas mudam com o passar do tenpo?como e por que me ajudem por favor!!?!
Soluções para a tarefa
Resposta:Danças folclóricas são formas tradicionais de danças recreativas do povo. As danças sempre ... da humanidade e tem origens anônimas, passadas de geração para geração durante um longo período de tempo.
Resposta:
Sim,
Explicação:
As danças folclóricas existem em diversos países do mundo. Unidas a músicas com características regionais, a dança ajuda a representar histórias e culturas de povos e seus ancestrais.
Essas danças são, geralmente, baseadas em histórias, lendas, cultos religiosos a deuses, datas comemorativas, festejos típicos e outras influências. Possuem também caracterizações e cores, como roupas e cenários, que ajudam a contar suas histórias.
Existem formas de caracterizar as danças folclóricas, como por exemplo pelo número de participantes. Por exemplo, as danças onde uma única pessoa executa os passos são chamadas de solistas. Um exemplo disso no Brasil é o frevo.
As danças de casal são chamadas de par enlaçado, como por exemplo a valsa. Existe ainda a dança de par solto, como a chimarrita. Algumas formas de dança podem mesclar os dois estilos, como as quadrilhas juninas, onde existem coreografias de par e individuais.
Danças de roda são aquelas onde os dançarinos fazem um círculo e uma pessoa ou um par dançam no centro, como por exemplo o samba de roda. As danças em fileiras são caracterizadas por dançarinos em filas, geralmente duas, onde pode haver também competições.
Danças folclóricas no mundo
Na Colômbia a música e ritmo típico predominante é a Cúmbia. O ritmo surgiu na região note do país e migrou para outros países da América Latina, sendo hoje um dos ritmos mais conhecidos na Argentina e no México.
Na coreografia, as mulheres formam um círculo ao som do repique de tambores. Ficam de frente aos homens, que iniciam a dança dando voltas ao redor da parceira. A Cúmbia tem passos específicos feitos com pés, braços e troncos. A música tem influência de ritmos da África e indígenas.
Uma das danças folclóricas mais famosas da Índia é o Kathakali. Tendo origem por volta do século XVI, a performance da dança é feita por bailarinos com muita maquiagem, adornos, trajes típicos e máscaras.
Outra característica forte do estilo são os movimentos e gestos com bastante detalhes e que acompanham a música e a percussão. Por conta dos detalhes e precisão das coreografias, as performances levam mais de três horas de duração.
A dança é mais vista no sul da Índia, no estado de Kerala, ou Querala. No Kathakali, o olhar e os pés são as partes do corpo mais utilizadas.
O Hopak é uma dança com origem na Ucrânia. O nome da dança vem do verbo "hopati", que quer dizer saltar. Na própria dança os bailarinos expressam "Hop!", que corresponde a essa palavra.
A dança é, tradicionalmente, realizada por homens, e é composta por saltos e acrobacias. Estima-se que tenha nascido da influência de treinamentos dos povos cossascos ucranianos. Na atualidade, a dança tem criado uma arte marcial que leva o mesmo nome.
O Adumu está presente no Quênia e na Tanzânia e consiste em uma dança de pulos. A intenção é medir qual homem pula mais alto, e faz parte de um rito de passagem para a idade adulta.
Os jovens se alinham e reproduzem com a boca os sons dos batuques. Eles dançam até formarem um semicírculo e ficam frente à entrada da Boma, como é chamado o conjunto de habitações tradicionais.
Nos picos da músicas, características das danças folclóricas, os jovens se alternam em pulos, e então que começam a medir quem consegue ir mais alto. Como os jovens que alcançam os maiores saltos se tornam mais atraentes, esses conseguem melhores casamentos.