Na sua opinião a pintura realista, teria espaço temático hoje na nossa sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é o Realismo
O Realismo é um movimento artístico do final do Século XIX que nasceu na Europa, mais precisamente na França. Com duração de pelo menos duas décadas o Realismo ganhou outros países europeus e americanos.
O movimento nasceu num cenário de mudanças, transformações e descobertas da sociedade da época. Abordando temas do cotidiano e criticando a sociedade burguesa da época, o Realismo veio para retratar a realidade vida das pessoas.
Dessa forma a principal característica do Realismo é a tentativa do pintor se aproximar o máximo da realidade, recusar a evasão e dar maior nitidez e definição na pintura, na tentativa de captar as cores como as vemos.
O que foi o Realismo
Aliás, a história do pintor nos dá uma boa ideia do Realismo na pintura. Nasceu em 1808, em Marselha e morreu em 1879 em Valmondois. Na adolescência, começa a se interessar por artes e teve aulas no ateliê de um ex-aluno de David. Trabalhou como ilustrador.
Em 1831, por causa de uma caricatura na qual ridicularizava o rei Luís Felipe, foi preso. Em liberdade, assina contrato com revistas de ilustrações e caricaturas de Paris.
Em 1843, produziu litografias sobre os inconvenientes do transporte ferroviário. Desse estudo, ele produziu “O vagão de terceira classe”. A intenção dele era descrever com maior precisão a realidade social ou humana, quase como um documentário.
O artista acreditava que:
havia uma luta entre homem e natureza (não, a natureza não era confidente do sujeito!) ou luta entre classes sociais;
a realidade seria determinada por questões materiais; ehavia momentos na simplicidade do cotidiano que poderiam revelar muito sobre a condição humana.
Explicação: