Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda [...] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas [...] atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393 284 menções, sendo que 84% delas com abordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação.
Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto
a) minimiza o alcance da comunicação digital.
b) refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.
c) relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito.
d) exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia.
d) expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá.
Sua resposta: b) refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.
Explicação:
O texto aborda a atitude cordial e hospitaleira pela qual o povo brasileiro é conhecido. No entanto, segundo a pesquisa realizada pelo projeto mencionado acima, não é essa a postura que os brasileiros assumem nas redes sociais, em cujas mensagens há muito preconceito e intolerância, ou seja, justamente o oposto.
As restantes alternativas estão erradas porque:
a) Em nenhum momento o texto reduz (minimiza) o alcance da comunicação digital. Pelo contrário, fala-se em milhares de menções.
c) O texto não desvaloriza a importância dos preceitos morais, mas sim, mostra a preocupação com a percentagem de abordagem negativa encontrada nas redes sociais.
d) O texto não apresenta exemplos de conceitos, mas trata de uma problema social.
e) A mensagem veiculada no texto apresenta dados de um levantamento. Isso mostra que a intenção é informativa (função referencial) e não persuasiva (função apelativa).
Resposta:
B
Explicação:
refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.