Na sociedade romana, as leis e os direitos não eram iguais para todos. Os plebeus, por exemplo, tiveram de lutar muito para conquistar direitos que lhes foram negados por muito tempo. Cite algumas das conquistas dos plebeus observadas durante o período republicano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
República. No período republicano, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe, em uma assembleia. Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuleia, votada pouco tempo depois da Lei das Doze Tábuas e o direito de eleger magistrados plebeus.
A partir das lutas sociais, os plebeus obtiveram conquistas como a abolição da escravidão por dívidas, liberação do casamento entre plebeus e patrícios, criação dos cargos da Tribuna da Plebe, direitos às terras conquistadas por Roma e limitação dos latifúndios nas mãos dos patrícios.
Revoltas Plebeias na República Romana
As revoltas tiveram início em 450 a.C., motivadas pela desigualdade na participação política.
As primeiras conquistas foram As Leis das Doze Tábuas, na qual as leis do Direito Romano passaram a ser escritas, e a criação da Tribuna da Plebe.
Na Tribuna da Plebe eram eleitos magistrados representantes dos plebeus que podiam vetar leis que prejudicassem os plebeus. Esse contexto de mudanças possibilitou o enriquecimento de alguns plebeus.
Em 455 a.C., uma lei permitiu o casamento entre plebeus e patrícios. Essa era uma forma de reforçar os laços entre os grupos.
No século IV, os plebeus conseguiram abolir a escravidão por dívidas e pela Lei da Licínia ficou estabelecido que os dois cônsules romanos deveriam pertencer a classes distintas, um plebeu e um patrício.
Essa conquista de igualdade política gerou uma estabilidade que propiciou a conquista de territórios e expansão de Roma.
Leia mais sobre outros povos antigos: https://brainly.com.br/tarefa/53291178
#SPJ2