Na sociedade escravista, quem exercia o trabalho manual, e o intelectual
Me ajudem por favor.
Agradeço.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trabalho braçal
Os povos antigos consideravam indigno o trabalho braçal. Era comum que os homens de posses deixassem os trabalhos que exigissem maior esforço físico para os escravos ou pessoas que não possuíam riquezas.
Mas, na verdade, todo trabalho envolve a junção do corpo e da mente. Isto acontece porque, a cada atividade que realizamos, é preciso aliar todas as nossas habilidades para alcançar um determinado objetivo.
Existem alguns trabalhos que necessitam mais da força física, como é o caso dos trabalhadores rurais do corte da cana-de-açúcar. Além do esforço físico, há constante exposição ao sol.
O trabalho braçal, neste sentido, seria indício de atraso social, uma vez que afeta a saúde do trabalhador. Por outro lado, o trabalho braçal sempre existiu e é de extrema importância para a humanidade. O problema não está no tipo de trabalho realizado, mas na exploração que existe sobre o trabalhador.
O trabalho braçal foi visto durante muito tempo como uma atividade de menor valor, portanto era discriminada. Com o passar do tempo, percebeu-se que o valor do trabalho não está relacionado ao tipo de trabalho que é feito, mas sim ao fato de que é realizado por um ser humano, e que todo tipo de trabalho requer um tipo de habilidade.
Trabalho intelectual
O trabalho intelectual depende do conhecimento especializado. Isto quer dizer que o aprendizado do profissional será utilizado para criar, resolver, calcular, projetar, controlar, avaliar, gerir e todas as demais atividades que demonstrem um raciocínio complexo.
Quanto mais intelectualizado o trabalho, maior será o conhecimento exigido.
Os trabalhos mais técnicos geralmente exigem um conhecimento específico. Os trabalhos mais intelectualizados exigem a utilização de múltiplos conhecimentos.
Explicação:
( da melhor resposta por favor)