Na sociedade contemporânea existe uma necessidade de conhecer o corpo humano de forma detalhada. Isso ocorre, principalmente, em decorrência de um processo histórico que toca o surgimento de um panorama cultural e científico nos séculos XV e XVI na sociedade Europeia, que vivia um grande momento de transição, conhecido como transição da sociedade feudal à sociedade capitalista. Houve, nesse contexto, o estímulo à uma nova concepção sobre a humanidade das pessoas. Essa nova concepção, alterou a percepção humana sobre si mesma em vários aspectos.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito à percepção humana desse período.
Alternativas
Alternativa 1:
Um processo de preocupação com o meio ambiente, em que as pessoas passaram a ter a percepção de que todos os seres humanos fazem parte do meio ambiente, e, portanto, a sociedade passou a consumir menos e a agir de forma sustentável.
Alternativa 2:
Um processo de individualização, em que as pessoas passaram a ter um sentimento mais claro sobre si mesmas, surgindo uma percepção de si como um ser único e especial devido às suas características.
Alternativa 3:
Um sentimento de coletividade, onde a sociedade passou a dar mais importância às relações pessoais em detrimento do individualismo.
Alternativa 4:
Um processo de subjunção da sociedade em relação à autoridade da Igreja Católica, em que não haviam críticas a respeito.
Alternativa 5:
Um processo de desconfiança por parte da sociedade em relação às capacidades humanas.
Questão 10 de 10
ajudem pfv
Soluções para a tarefa
1 é falsa. O ambientalismo surge, em estágio embrionário, no Século XIX e ganha forças somente no Século XX.
2 é verdadeira. Com o antropocentrismo - típico da época - a vida humana passou a ser vista como válida por si mesma, e os talentos humanos foram valorizados, de modo que o indivíduo começou a ganhar mais espaço.
3 é falsa. O início da modernidade marca antes um passo em direção ao individualismo que ao coletivismo.
4 é falsa. As críticas na época já eram bem comuns - a Reforma começou em 1517.
5 é falsa, pois acreditava-se, na época, muito na capacidade humana de dominar a natureza.
Resposta:
Alternativa 2:
Um processo de individualização, em que as pessoas passaram a ter um sentimento mais claro sobre si mesmas, surgindo uma percepção de si como um ser único e especial devido às suas características.