Na sociedade brasileira, é comum observarmos classificações ou valorizações por meio dos trabalhos exercidos pelos indivíduos. Por exemplo, o médico e o professor, o engenheiro e o guarda civil, o advogado e o porteiro... Desse modo, uns possuem um “papel” social maior ou menor em relação aos outros.
Considerando essa perspectiva de análise, assinale a característica atribuída por Marx ao trabalho exemplificada pelo texto acima:
Escolha uma opção:
a.
Monótono
b.
Explorador
c.
Embrutecedor
d.
Discriminante
e.
Submisso
Soluções para a tarefa
Resposta:
MONOTONO
Explicação:
Marx e o trabalho estranho
Segundo a teoria de Marx, a ideologia é um conceito de apropriação do capital. Como símbolo do lucro, ela aliena e escraviza o agente e o faz perder sua consciência de classe (A).
O trabalho coisificado segundo Marx
Para Marx, a ideologia é um termo assolado pela burguesia para manipular e coisificar a massa.
A ideologia burguesa é, necessariamente, negativa e massifica o homem, porque o impulsiona a ser um mero objeto que engendra o capitalismo, tornando uma ideia hegemônica no mundo.
Ela emerge das academias e perpassa as instituições, criando uma ideia mascarada do jogo político capitalista, ou seja, ela é pensada para implantar o ideal burguês e liberal na sociedade, passando uma noção falsa de igualdade e liberdade aos indivíduos.
Saiba mais sobre Marx em: brainly.com.br/tarefa/19374867