História, perguntado por alex6493, 10 meses atrás

na sociedade atual há pessoas que vievem em situação análoga a escravidão? Justifiquem​


alex6493: ajudem pfv
alex6493: eu marco como melhor resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por emyfv
2

Resposta:

Sim!!!

Explicação:

Analogias:

Tráfico sexual de mulheres e meninas, as quais vivem em situação de extrema vulnerabilidade, são enganadas com propostas de empregos promissores e, na verdade, viram prostitutas em diversos países.

Ex.: " Na primavera de 2000 chegou ao aeroporto de Madri a seleção nacional feminina da Colômbia de taekwondo. Dezenove meninas que saíram pela porta em fila indiana, vestidas com o agasalho oficial (azul, amarelo e vermelho) estampado com o escudo da federação esportiva do país. Não tiveram problemas com a Imigração, apesar de ter sido um voo "quente". Tinham seus vistos obtidos no consulado na Colômbia. Apresentaram suas fichas da federação e, então, o convite e o programa da competição que foram disputar na Espanha. Entre a documentação também contavam com papéis de uma academia de artes marciais de Cali em que estavam inscritas. Ao chegar a Madri, um micro-ônibus as levou para Valdepeñas, e lá trocaram os agasalhos por lingerie para serem exibidas ante um grupo de homens antes de serem distribuídas em diferentes casas da Espanha. Na Colômbia não existia nenhuma federação de artes marciais, as meninas nunca tinham pisado em um tatame, o agasalho fora encomendando por um criminoso, o convite e o programa da academia eram uma enganação, o treinador era o homem que as havia captado na Colômbia e o cafetão que as recebeu no aeroporto havia vencido uma aposta com seus sócios: conseguir colocar o maior número de mulheres em Madri para serem prostituídas. Como conseguiu, ficou com todas as mulheres e um BMW" (Trecho de uma reportagem do jornal EL PAÍS)

Ficção: Salve Jorge (novela brasileira) e Eden (filme norte-americano)

Crianças pobres também são levadas de seus pais com o intuito de viverem uma vida melhor e são escravas sexuais de mafiosos.

Ex.: "Meninas no início de sua adolescência que vivem em campos de refugiados rohingyas em Bangladesh, na Ásia, estão sendo traficadas para se prostituir, revelou uma investigação da BBC.

Estrangeiros em busca de sexo conseguem facilmente ter acesso a crianças que fugiram do conflito em Mianmar - e que, agora, enfrentam um novo perigo.

Centenas de milhares de rohingyas têm fugido para Bangladesh nas últimas décadas; o número aumentou drasticamente no ano passado, após uma onda de violência e perseguição em Mianmar, onde a etnia, muçulmana, representava cerca de 5% da população.

Mais de 600 mil refugiados vivem em campos montados em Bangladesh; entre eles, mais de 60% são crianças, segundo a Agência da ONU para Refugiados." (Trecho de uma reportagem da BBC News)

Ficção:  Anjos do Sol (filme brasileiro)

Refugiados que tentam uma vida melhor em outro país e são explorados, vivendo em condições precárias de trabalho. Lojas famosas de roupas já foram investigadas por isso, pois diferente dos glamoures das lojas seus trabalhadores da indústria têxtil vivem em péssimas condições de vida.

Ex.: "A nova “lista suja” do trabalho escravo, divulgada hoje (3) pelo Ministério da Economia, traz 48 novos empregadores. A Animale, marca de roupas de luxo que subcontratou costureiros imigrantes bolivianos e os submeteu a jornadas de mais de doze horas por dia passa a integrar o cadastro. Os 10 trabalhadores resgatados dormiam nas oficinas, dividindo o espaço com baratas e instalações elétricas mambembes com risco de incêndio, conforme revelou a Repórter Brasil em dezembro de 2017" (Trecho do site Brasil de Fato)

Muitos refugiados tem seus vistos confiscados por donos de empresas ou são traficados com o objetivo de virarem escravos dessas pessoas, vendendo sua força de trabalho por um preço extremamente baixo ou igual a zero, vivendo da pior forma possível, sendo abusados das diversas formas.

Ex.: "A trabalhadora filipina também afirma que ficava trancada no apartamento quando a empregadora saía. Só deixava o local aos fins de semana, para acompanhar a patroa nas compras. “Eu só conhecia o supermercado e lojas.” Segundo Christine e testemunhas do consulado dos Emirados Árabes Unidos, Nadya Alhameli dizia que observava a empregada por câmeras quando não estava em casa. Fotografias do apartamento mostram duas câmeras: uma em frente à porta de entrada e outra na área de serviço. " (Trecho de uma reportagem do site Repórter Brasil)

Ficção: Coisas Belas e Sujas (filme britânico)

Muitos trabalhadores rurais são explorados das diversas formas em diversas regiões do Brasil.

Ex.: Presente na imagem abaixo.

Espero ter ajudado!!!

Anexos:

emyfv: Recomendo que você coloque essas entrevistas no google para saber as datas exatas de cada acontecimento, a fim de não cometer nenhum erro temporal.
emyfv: A flexibilização no mercado de trabalho brasileiro, presente atualmente, também colabora para esse cenário em nossa realidade, o que aumenta a marginalização de uma grande parcela social.
Perguntas interessantes