Na sociedade atual a educação é determinante para promoção e inserção social dos sujeitos. Ao cidadão exige-se qualificação e prática dos conhecimentos aprendidos na escola. Nesse sentido, à escola cabe ensinar os conteúdos necessários para vida em sociedade. Não se pode deixar de destacar que nesse aspecto, aqueles que não possuem escolarização tendem a sofrer distanciados do conhecimento formal. Portanto, para o jovem e adulto escolarizar-se significa a possibilidade de exercício consciente da cidadania. Por meio da escolarização, dos conhecimentos adquiridos, torna-se efetiva a participação na vida produtiva, aumentando as chances de crescimento tanto pessoal quanto profissional. Cabe-nos destacar que a EJA necessita superar os desafios decorrentes de fatores históricos e sociais que contribuíram para a marginalização dos sujeitos no que se refere à ausência da escola e consequentemente, da expropriação do conhecimento. RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Nessa perspectiva de análise e a partir dos estudos da disciplina, disserte sobre os desafios existentes na superação da desigualdade social considerando as funções da EJA: Função reparadora, equalizadora e qualificadora. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas (formato Word). Em caso de cópia literal sem as devidas referências a atividade será zerada.
Soluções para a tarefa
Os principais desafios existentes na superação da desigualdade social , no que se refere a alunos da modalidade EJA, estão relacionados a questões de preconceito, discriminação que perpetuam este público-alvo.
Por conta disso, é preciso que os educadores não sejam somente preparados e especializados para o atendimento deste público que apresenta-se em uma diferente faixa etária, mas também busquem a recuperação da autoestima e reinserção social.
Os principais desafios existentes na superação da desigualdade social considerando as funções da EJA – Educação de Jovens e Adultos apresentam relação com a discriminação e o preconceito que os alunos dessa modalidade de ensino sofrem de outros indivíduos.
Devido a isso, é de fundamental importância que os educadores da modalidade de ensino do EJA possuam preparação e especialização para atenderem seus alunos. Considerando a grande diferença de idade em relação aos alunos regulares. Além de promoverem também a recuperação de autoestima desses estudantes e promoverem atividades de reinserção social, considerando os motivos que os mesmos não concluíram seus alunos no período regular.
Saiba mais sobre o EJA em: https://brainly.com.br/tarefa/21533413
Bons estudos!