Português, perguntado por llcolmg, 10 meses atrás

Na sintaxe, temos que o período é uma frase estruturada por uma mais oração conformando sentido completo. Enquanto um período simples terá uma única oração todos os elementos gramaticais necessários para conformar um sentido completo, período composto constituirá por mais de uma oração. Essas orações podem estabelecer entre si relações de coordenação ou subordinação. A fim de reflexão e tratamento didático, Evanildo Bechara conceituado gramático brasileiro, diz que o período composto por subordinação trata-se do ‘’(...) caso de uma oração passar a funcionar como ‘membro’ de outra oração’’. A oração subordinada, assim, poderá desempenhar função de sujeito, de objeto, de predicado, de aposto, de complemento nominal e de adjunto adnominal da oração principal- sendo nesta ultimo função classificada a subordinação como adjetiva e nas demais de substantiva. A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em “ faz-se imprescindível a garantia da Democracia '' há uma relação de subordinação entre as orações. Por quê II. o trecho “ a garantia da Democracia” desempenha um papel de objeto direto no período, pois a oração está em função, subordinada Ao Verbo da oração principal “Faz-se” caracterizando-se, assim ,como uma oração subordinada objetiva direta. moderna gramática portuguesa 38 edição Rio de Janeiro fronteira A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. As assertivas I e II São proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa da asserção I


llcolmg: As assertivas I e II São proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa da asserção I
llcolmg: A asserção I é uma proposição verdadeira, a asserção II é uma proposição falsa
llcolmg: correta é a segunda postagem...corrrigida

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiasaguiar
161

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Explicação:

A asserção I é verdadeira, pois no período apresentado existem duas orações - a saber "Faz-se necessário" e "a garantia da democracia" e entre essas orações há uma relação de subordinação, isto é, a oração "a garantia da democracia" exerce uma função dentro da oração principal, no caso "Faz-se necessário".

 A asserção II é falsa, pois, ainda que esteja correto o reconhecimento de que "Faz-se necessário" seja a oração principal e "a garantia da democracia" esteja a ela subordinada, a função que esta última oração desempenha é a de sujeito e não de objeto direto - ainda que ambos sejam sintagmas nominais. Percebe-se que "Faz-se necessário" é um sintagma verbal, isto é, desempenha a função de verbo. Apresentada isoladamente, estaria incompleta, faltando-nos saber quem desempenha tal ação verbal. Ao perguntarmos: o que se faz necessário? Responderíamos, "a garantia da democracia". Sendo assim, é a oração subordinada que desempenha a função de sujeito da oração principal, por isso a classificamos como Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.  

Respondido por ksvieira04
2

A asserção I é considerada como verdadeira, enquanto a asserção II é classificada como falsa, uma vez que o período apresentado na questão apresenta duas orações formadas por "Faz-se imprescindível" e "a garantia da democracia", havendo entre as duas uma relação de subordinação devido a segunda oração exercer função sintática quanto a primeira.

Diante disso, a função sintática da oração "a garantia da democracia" com relação a oração principal é a de sujeito da oração e não objeto direto como sugere a questão, sendo ela classificada como uma oração subordinada substantiva subjetiva.

Espero ter ajudado !

Leia mais em : https://brainly.com.br/tarefa/27463468

Anexos:
Perguntas interessantes