Na sintaxe, temos que o período é uma frase estruturada por uma ou mais orações conformando um sentido completo. Enquanto um período simples terá numa única oração todos os elementos gramaticais necessários para confirmar um sentido completo, o período composto se constituirá por mais de uma oração. Essas orações podem estabelecer entre si relações de coordenação ou de subordinação. A fim de reflexão e tratamento didático, Evanildo Bechara, conceituado gramático brasileiro diz que é um período composto por subordinação trata-se do caso de uma oração passar a funcionar como “membro de outra oração". A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. em "faz-se imprescindível a garantia da democracia" há uma relação de subordinação entre as orações. II. o trecho "a garantia da democracia" desempenha um papel de objeto direto no período, pois a oração está em função, subordinada ao verbo da oração principal "Faz-se", caracterizando-se assim, como uma oração subordinada objetiva direta. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I. As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição verdadeira, a asserção II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, a asserção II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Explicação:
A asserção I é verdadeira, pois no período apresentado existem duas orações - a saber "Faz-se necessário" e "a garantia da democracia" e entre essas orações há uma relação de subordinação, isto é, a oração "a garantia da democracia" exerce uma função dentro da oração principal, no caso "Faz-se necessário".
A asserção II é falsa, pois, ainda que esteja correto o reconhecimento de que "Faz-se necessário" seja a oração principal e "a garantia da democracia" esteja a ela subordinada, a função que esta última oração desempenha é a de sujeito e não de objeto direto - ainda que ambos sejam sintagmas nominais. Percebe-se que "Faz-se necessário" é um sintagma verbal, isto é, desempenha a função de verbo. Apresentada isoladamente, estaria incompleta, faltando-nos saber quem desempenha tal ação verbal. Ao perguntarmos: o que se faz necessário? Responderíamos, "a garantia da democracia". Sendo assim, é a oração subordinada que desempenha a função de sujeito da oração principal, por isso a classificamos como Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
A partir do contexto apresentado em relação a sintaxe, períodos e orações, podemos dizer que a assertiva I é verdadeira, já que em "se faz imprescindível a garantia da democracia" há uma relação de subordinação entre as orações. A oração "a garantia da democracia" exerce uma função dentro da oração principal.
Já a asserção II é falsa. Isso acontece pois a oração "a garantia da democracia" desempenha a função de sujeito e não de objeto direto como o que está sendo afirmado. A oração subordinada desempenha a função de sujeito da oração principal, por isso a classificamos como Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/41448091