Geografia, perguntado por klaitonpotter, 9 meses atrás

“Na semana passada, quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que vai cortar, de maneira gradativa, os subsídios aos agricultores norte-americanos, o Brasil e o mundo comemoraram. Uma decisão histórica na polêmica discussão sobre o apoio à produção agrícola daquele país que, de certa forma, tira a competitividade dos demais produtores, no resto do mundo. Mas será que é isso mesmo? Quando e até onde essas medidas podem beneficiar os brasileiros?

Subsídio por subsídio, a política agrícola no Brasil, com taxa de juros a 6,75% ao ano, é o que, senão o governo apoiando o setor? E por aí vai, com subvenção ao seguro agrícola, crédito para custeio e comercialização, rolagem de dívidas, etc. Não que isso seja injusto. Mas não é essa a questão. O que está em jogo é o reflexo econômico em cadeia da concessão ou do corte dos recursos subsidiados ou repassados a fundo perdido. É esse dinheiro que ajuda a financiar setores afins, como máquinas e equipamentos, insumos e tecnologia.

Não será o simples fato de cortar benefícios que irá tornar esta ou aquela agricultura mais ou menos competitiva. Precisamos falar de eficiência, não apenas de eficácia. Do produtor, não apenas do governo. De repente, na esteira do governo norte-americano, é hora de repensar essa política em todo o mundo, globalizar não apenas comércio e produção, mas o sistema, as decisões e as responsabilidades. Um papel que a Rodada Doha poderia ter antecipado, ou até resolvido, não fosse o protecionismo dos países tidos como desenvolvidos, inclusive os Estados Unidos.”

Fonte: Ferreira, Giovani. Globalizado, dentro e fora da porteira. Gazeta do povo. 02/03/2009. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2018.

Na reportagem, o autor aborda diversos elementos associados aos agronegócios. Selecione a alternativa que identifica, nos termos utilizados pelo autor, uma atividade que não se relaciona ao segmento “dentro da porteira”:

Alternativas:

A- “rolagem de dívidas”.
B- “crédito para custeio”.
C- “financiar setores afins, como máquinas e equipamentos, insumos e tecnologia”.
D- “seguro agrícola”.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
0

A- “rolagem de dívidas”.

A questão agrária é muito importante para entendermos os elementos que tem feito parte da sociedade de maneira geral, então existem autores que explicam que faz parte do dentro da porteira e do que está fora, e cada um deles é diferentes.

Sabemos que os diversos elementos são importantes para o meio e nos ajuda a compreender todos os elementos do agronegócio, nos ajudando a relacionar os elementos do mesmo.

Perguntas interessantes