“Na segunda questão na avaliação do paciente é a identificação das comorbidades. A regra é que além dos sintomas obsessivo-compulsivos (OC) típicos do TOC, estejam presentes uma ou mais comorbidades. O chamado de TOC “puro” é raro, e na prática, é mais a exceção do que a regra. De fato as pesquisas têm mostrado que mais da metade dos pacientes apresentam, concomitantemente, outros transtornos psiquiátricos e uma prevalência de comorbidades entre os indivíduos com o transtorno bem maior do que a encontrado na população em geral” (CORDIOLI. A.V. TOC. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2014).
É comum estarem associados aos seguinte (s)quadro (s):
Transtornos somatoformes.
Transtorno antissocial.
Psicose.
Depressão e fobia.
Depressão maior.
Questão 3/5 Valor da questão: 2,00
De acordo com o DSM -V, 2014, em relação ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), analise:
I. É possível identificar, na maioria das vezes, o fator que deflagrou ou acentuou o quadro psiquiátrico, como trauma, estresse familiar, dentre outros.
II. Apresenta compulsões, como ações ritualizadas, que servem para aliviar o quadro de ansiedade.
III. O quadro de TOC apresenta complicações por depressão e por grave prejuízo na vida ocupacional e social do paciente.
Tomando as assertivas como base, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
1 -Transtornos somatoformes.
Em se tratando do desenvolvimento de Trastorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), observa-se que os sintomas dos pacientes geralmente estão relacionados a transtornos somatoformes, visto que as deficiências ou desajustes do quadro mental encontram-se em alinhamento com outras comorbidades.
2- I, II e III.
O quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) compreende uma patologia bastante comum nos quadros psiquiátricos, visto que podem ser desenvolvidas a partir de estresses familiares ou traumas em geral.
Todavia, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais cedo o tratamento pode ser iniciado, o qual deverá ser um alinhamento entre a psicoterapia e a medicamentação orientada por psiquiátricos.
RESPOSTA CORRIGIDA (REF. A PRIMEIRA PARTE "Na segunda questão..."):
Depressão e fobia.