Na segunda metade do século XIX ocorreram importantes transformações na economia brasileira. Identifique e comente essas mudanças.
Soluções para a tarefa
Em meados do século XIX, com o esgotamento da oferta interna de escravos e com a grande necessidade de braços nos cafezais, surgiu a possibilidade de expandir o trabalho assalariado.
Para isso, os particulares e o governo imperial tinham três alternativas, a primeira seria converter os escravos em trabalhadores assalariados, mas o preconceito em relação aos negros prevalecia, e, além disso, eles consideravam que os escravos seriam incapazes de competir no mercado assalariado, pois a escravidão com o tempo assolava a produtividade dos negros. A segunda alternativa seria a empregar a mão-de-obra das culturas de subsistência, porém esta não era a melhor opção, devido à grande despesa que ela traria, e, além disso, os grandes proprietários que tinham em seu poder as culturas de subsistências não entregariam a sua mão-de-obra para os cafezais. A terceira alternativa e a decisiva era trazer trabalhadores estrangeiros (europeus), com disposição para trabalhar nas lavouras de café.