Na seara da linguagem
É curioso que, sendo a linguagem uma faculdade inerente aos humanos, dela tenhamos ainda um conhecimento muito imperfeito. Quero referir-me à linguagem propriamente dita, e não ao uso do termo em aplicações ou sentido extensivo, quando nos referimos à linguagem dos gestos, das cores, dos sinais de trânsito e correlatos.
O primeiro engano é o que nos leva a reduzir a linguagem ao domínio da língua, isto é , penetrar nos domínios da linguagem é limitar-se a saber uma língua.
Desde cedo, precisamos nos convencer de que não falamos só com a língua; há necessidades de cultivar outros saberes, tão importantes e necessários para cumprir a função primeira da linguagem, que é a comunicação entre pessoas, presentes ou ausentes.
Não existe entre os diferentes saberes um mais importante que o outro, já que todos concorrem para a perfeita comunicação, traduzindo conhecimentos, notícias, desejos, sentimentos, ordens e o que nos vai no espírito e na alma.
Está claro- e os antigos já a punham em primeiro lugar na grade curricular mais antiga do Ocidente- que a gramática é a que precisamos dominar antes das demais, não porque seja a mais importante, mas sim a que serve de instrumental, de matéria-prima para a exteriorização dos outros saberes. Por gramática não me refiro ao compêndio gramatical, a uma descrição do falar, e sim a uma técnica, a um saber falar, instituído por uma tradição.
(Evanildo Bechara, in Língua Portuguesa, Ano 12005 – Brasil)
Sabemos que o substantivo é a uma classe de palavra que desempenha diversas funções sintáticas. Como termo essencial, por exemplo, ele (ou o pronome, que o substitui) pode funcionar como núcleo de um sujeito. Assinale a alternativa em que, em relação ao termo destacado, isso não se dá:
A) “O primeiro engano é o que nos leva a reduzir a linguagem ao domínio da língua...”
B) ”... há necessidades de cultivar outros saberes, tão importantes e necessários ...” C) “...já que todos concorrem para a perfeita comunicação...”
D) “...e os antigos já a punham em primeiro lugar na grade curricular...” E “...que a gramática é a que precisamos dominar antes das demais...”
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
B) ”... há necessidades de cultivar outros saberes, tão importantes e necessários ...”
Explicação:
Há, no caso, uma ocorrência de oração sem sujeito, por se tratar do verbo "haver" com sentido de "existir".
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás