Na sala de aula, o professor pode mostrar para os estudantes e ajudar a perceber que essas variações ou modos de expressão são apropriados em determinados contextos de uso. Irá existir o contexto que exija uma linguagem mais formal como na apresentação de um seminário e outro contexto que não peça essa exigência como nas conversas informais com os amigos e familiares. A importância da sociolinguística no campo educacional e no ensino de Língua Portuguesa ajuda a perceber as diferentes realidades linguísticas que existem no âmbito social. Nesse espaço social encontra-se a escola e o local de convivência de cada indivíduo. É comum práticas como o preconceito linguístico pelo fato de se desconhecer a sociolinguística educacional ou até possuir preconceito em relação a essa área de estudo por considerar o senso comum de que Sua discussão deve abordar os seguintes aspectos: a) Breves considerações sobre o papel do professor na concepção socioconstrutivista. (Valor 0,25 ponto) b) Uma breve análise dos desafios (entraves/dificuldades) de um professor ao desenvolver atividades sociointeracionista e sala de aula (Valor 0,25 ponto). c) Apresentar um exemplo de uma atividade sociointeracionista na sala de aula de leitura e produção de textos sob a concepção sociointeracionista. (Valor 0,5 ponto)
Soluções para a tarefa
a) Elemento central na perspectiva educacional contemporânea é que o professor atue como integrador e facilitador, não apenas como fonte de conhecimento.
- No caso da sociolinguística, é importante que ele atue trazendo a experiência dos alunos.
- É através da interiorização da discussão em seu próprio contexto que a perspectiva social da linguagem será compreendida criticamente.
- Por exemplo, estimular que os alunos reflitam sobre a diferença entre os modos como falam com os pais, entre si e com o diretor da escola.
b) Um dos grandes desafios da compreensão sociolinguística é lidar com o preconceito, tanto por parte dos alunos quanto, eventualmente, até dos pais e de professores de outras disciplinas.
- Deve-se ressaltar que cada grupo tem normas e usos dentro da língua.
- Na escola e na educação formal, a língua será a formal, inclusive, muitas vezes, com avaliação e correções.
- No meio coloquial e popular há outros usos. Eles têm sua própria legitimidade e seu próprio espaço.
- Não há certos nem errados, mas sim ajustados aos momentos.
c) Uma atividade que demonstra a interação social linguística envolve a transição do coloquial para o formal.
- Dois alunos são organizados em uma dupla.
- Um dos alunos, separadamente, é informado pelo professor de que tem de explicar um procedimento para o colega. Por exemplo, uma tarefa com várias etapas.
- Os alunos são reunidos e um explica ao outro.
- Pede-se que o aluno informado relate em grande grupo o que ouviu.
- Depois, questiona-se as palavras usadas entre eles e no relato ao grupo, com ênfase na reprodução literal do que foi dito.
- Provavelmente houve forte contraste entre o modo coloquial de falar entre os alunos e a exposição formal para o professor e o grupo.
A perspectiva sociolinguística
A sociolinguística é a ciência que considera o aspecto social da língua, levando em conta os usos dos diferentes grupos e culturas. A ênfase está no processo interativo, não especificamente no normativo.
- A importância de trazer este estudo à sala de aula é equipar o aluno para situações cotidianas.
- Também ajuda na compreensão de que há legitimidade em diversas práticas.
- Ajuda a que o alunos integre suas experiências no processo de aprendizado.
Continue aprendendo sobre sociolinguística aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22079919
https://brainly.com.br/tarefa/40493882
#SPJ1