Na rotina empresarial, a gestão de demanda possibilita prever um cenário futuro, de modo a ter um melhor relacionamento com os clientes. Quando se estabelece um prazo para o atendimento de pedidos, para priorizar e alocar recursos, ou seja, para programar adequadamente as atividades industriais.
CHIROLI, Daiane Maria De Genaro. Logística de Produção e Serviços. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2019.
No processo de gestão de demanda devem ser considerados cinco fatores. Com base no exposto, avalie os fatores a seguir e associe-os as suas respectivas definições.
(1) Previsão de demanda
(2) Comunicação com o mercado
(3) Influência sobre a demanda
(4) Promessa de prazo de entrega
(5) Priorização e Alocação
( ) Na análise da previsão de demanda, a empresa também pode estudar meios para influenciar essa demanda.
( ) A empresa deve ter conhecimento para escolha e aplicação das técnicas existentes para o cálculo da demanda.
( ) Fator relevante, pois em alguns casos as organizações acabam não avaliando de forma coerente a opinião dos clientes e também dos colaboradores.
( ) A previsão de demanda gera informações para as demais áreas da empresa , dessa forma, deve ser elaborado um plano de vendas pelo setor comercial/marketing
( ) No momento da venda, são repassados aos clientes as datas de entrega, essa habilidade em promessas deve ser convertida na eficiência de entrega,
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
3, 2, 5, 4, 1.
Alternativa 2:
3, 1, 2, 5, 4.
Alternativa 3:
2, 3, 5, 4, 1.
Alternativa 4:
2, 1, 4, 5, 3.
Alternativa 5:
1, 4, 5, 2, 3.
Soluções para a tarefa
ALTERNATIVA B
3,1,2,5,4
Explicação:
- Previsão de demanda: a empresa deve ter conhecimento para escolha e
aplicação das técnicas existentes para o cálculo da demanda, considerando a margem de erros, entender como o ambiente interno interfere nos números e analisar o ambiente externo para que a demanda gerada realmente possa ser utilizada para planejamento.
- Comunicação com o mercado: fator relevante, pois em alguns casos as organizações acabam não avaliando de forma coerente a opinião dos clientes e também dos colaboradores que mantêm contato com o ambiente externo. Além da avaliação dos dados históricos, deve ser considerado o seu mercado, pois, caso contrário, pode ser que na análise da previsão deixem de lado dados preciosos.
- Influência sobre a demanda: na análise da previsão de demanda, a empresa também pode estudar meios para influenciar essa demanda, como: no momento da venda estabelecer quantidades mínimas para os clientes comprarem, montar mix de produtos, estabelecer prazos e condições de pagamentos diferenciados do que está sendo oferecido no mercado.
- Promessa de prazo de entrega: no momento da venda, são repassados aos clientes as datas de entrega, essa habilidade em promessas deve ser convertida na eficiência de entrega, pois se a empresa não consegue honrar seus prazos podem ser comprometidas as vendas futuras e, assim, influenciar na previsão de demanda.
- Priorização e Alocação: a previsão de demanda gera informações para as demais áreas da empresa, dessa forma, deve ser elaborado um plano de vendas pelo setor comercial/marketing e passado às outras áreas, para que se consiga fazer planejamento das ações baseado nesses dados, como: o setor produtivo analisa esses dados e consegue programar de forma antecipada a capacidade produtiva, se terá condições de fabricar esses produtos internamente ou terá que ser feita terceirizações.