História, perguntado por dudafilgueiras350, 9 meses atrás

Na Revolução Liberal do Porto, iniciada em agosto de 1820, as elites políticas, a nobreza e a burguesia que permaneceram em Portugal, ou as que haviam retornado, após a derrota napoleônica, requisitavam o retorno da família real portuguesa ao lugar que seria o legítimo centro do poder no Império ultramarino português, Lisboa. Além do mais, havia o pensamento que Portugal tinha se tornado “colônia de uma colônia” e queria que a antiga posição de Portugal em relação ao Brasil fosse reconquistada.


Segundo o texto, um fator que levou os participantes da Revolução do Porto a exigir o retorno da família real foi o(a)

A
crença de que Portugal tinha rebaixado seu status político em relação ao Brasil, principalmente após a elevação deste a Reino Unido em 1815.

B
movimento que defendia a independência do Brasil, liderado pelas elites e com apoio das camadas populares, e a implantação de uma República.

C
rompimento político com a Inglaterra devido ao seu posicionamento favorável ao restabelecimento do Antigo Regime na Europa, no Congresso de Viena.

D
crise política que ocorria no Brasil devido à ausência de governante legítimo da Dinastia de Bragança no território.

E
independência do Brasil, principal colônia de Portugal, que contribuiu para uma crise econômica em Portugal e a transformou em uma “colônia de uma colônia”.


edivaldogaspar: Letra A

Soluções para a tarefa

Respondido por edivaldogaspar
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

Marquei essa questão no meu simulado e acertei (e tbm pesquisei)

Respondido por sereia1103
0

Resposta:

letra A

Explicação:

pois no texto diz: "havia o pensamento que Portugal tinha se tornado “colônia de uma colônia” e queria que a antiga posição de Portugal em relação ao Brasil fosse reconquistada."

Perguntas interessantes