Na Revolução Industrial, a partir do século XVIII, ocorreu a fase de acumulação de capital por parte dos empresários. Nessa fase do capitalismo industrial eles procuraram obter lucros cada vez mais elevados e rápidos. Ao longo de séculos o sistema capitalista foi fortalecido até chegar ao cotidiano de nossas vidas. O ideal político econômico que vai ser aceito como teoria que vai dar suporte ao capitalismo é o liberalismo econômico. Indique as principais características do liberalismo econômico. *
a) O liberalismo defendia uma sociedade igualitária, onde trabalhadores e os proprietários das fábricas dividiam os ganhos da produção. Com a aplicação dessa ideologia não existiriam diferenças econômicas entre as classes que geram a desigualdade social.
b) O liberalismo econômico defende a intervenção do Estado na economia. Essa doutrina político-econômica também foi conhecida como mercantilismo. Uma de suas práticas era o acúmulo de metais extraídos, principalmente, das colônias americanas.
c) O liberalismo defendia que o Estado não deveria interferir na economia e que deveria existir a livre concorrência e o livre comércio entre as nações. Também ocorreria a defesa ao trabalho livre e assalariado, a liberdade individual e a propriedade privada.
d) O liberalismo econômico defendia a auto-gestão do Estado. Nessa doutrina político-econômica e social os indivíduos agiriam conforme suas próprias regras auto firmadas. Obviamente que existiria uma conduta social que prezaria pela ordem comunitária de todos.
2. Entre os séculos XVIII e XIX os trabalhadores empreenderam uma série de lutas reivindicando melhores condições de vida e trabalho. Em meio a luta operária vão surgir ideias, de como a sociedade deveria ser dirigida e pensada. Ideologias sociais, políticas e econômicas passaram a ser desenvolvidas como meio de crítica ao sistema capitalista vigente, dentre elas, o socialismo científico. Aponte os principais ideais dessa ideologia. *
a) O Socialismo científico é uma doutrina político-econômica que defendia que o Estado não deveria interferir na economia. Defendia a livre concorrência e o livre comércio entre as nações e a liberdade individual e a propriedade privada.
b) Os socialistas imaginavam uma sociedade ideal, sem exploração de um ser humano pelo outro, e acreditavam que ela podia ser alcançada pela boa vontade das pessoas, porém não existia uma proposta de como atingir tais objetivos.
c) É uma ideologia política e social que tem como um de seus precursores filósofo e economista francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) onde ocorreria a socialização das propriedades privadas e a eliminação das forças do Estado e da Igreja.
d) Doutrina político-econômica e social que tem como principal teórico o filósofo alemão Karl Marx (1818-1889). Segundo essa ideologia a História seria movida por duas classes, os burgueses (patrões) e o proletariado (trabalhadores). O proletariado deveria fazer uma revolução (luta de classes) e atingir o poder.
Soluções para a tarefa
1) A resposta correta é letra “C”.
→ O liberalismo defendia que o Estado não deveria interferir na economia e que deveria existir a livre concorrência e o livre comércio entre as nações. Também ocorreria a defesa ao trabalho livre e assalariado, a liberdade individual e a propriedade privada.
- Pois:
O liberalismo é uma doutrina político-econômica fundada nos pensamentos de John Locke (1632 – 1704) e na obra “Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações” de Adam Smith (1723 – 1790).
≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅≅
2) A resposta correta letra “D”.
⇒ Doutrina política-econômica e social que tem como principal teórico o filósofo alemão Karl Marx (1818-1889). Segundo essa ideologia a História seria movida por duas classes, os burgueses (patrões) e o proletariado (trabalhadores). O proletariado deveria fazer uma revolução (luta de classes) e atingir o poder.
- Pois:
O Estado seria dono de toda a riqueza e a dividiria de forma igual com todos, seriam eliminadas as classes sociais.