Na Revolução Constitucionalista de 1932, as elites e a classe média de São Paulo se insurgiram contra o governo de Getúlio Vargas. Desenvolveu-se uma guerra civil por quase todo o estado e uma maciça campanha que objetivava atrair a simpatia do povo para o movimento.Diante disso assinale a alternativa correta.
A. Dentre as causas do movimento citado no texto estão a manutenção do governo provisório, a insatisfação com a Constituinte convocada pelo governo e a oposição à centralização fiscal por parte do governo federal.
B. As principais causas do movimento foram a exigência de uma nova Constituição para o país, o fim do Governo Provisório e a oposição da oligarquia paulista à centralização política promovida por Vargas.
C. Os constitucionalistas paulistas tiveram êxito total em seu intento, pois, além de conseguirem que outros Estados aderissem ao movimento, conseguiram forçar o governo federal a restituir toda a autonomia política e econômica retirada pela Revolução de 1930.
D. Foi o movimento político-militar que deu início a uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro descontentes com a situação política do Brasil. Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.
E. Foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado que depôs o presidente da república Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa que traz corretamente os objetivos da Revolução Constitucionalista de 1932 é a B.
O movimento se tratou de uma insurreição política de caráter militar no estado de São Paulo, onde as elites estavam insatisfeitas pela perda de poder na presidência da república.
A principal reivindicação era uma nova constituição, mesmo com a assembleia constituinte já marcada, e o fim do governo provisório, além da oposição ao governo Vargas.
Perguntas interessantes