Na revista Nature, em 11 de agosto de 2005, foi publicada uma carta em que os autores sugeriram que as histórias do jovem “bruxo” Harry Potter, escritas por J.K. Rowling, poderiam ser úteis no ensino da hereditariedade. Nessas histórias, os indivíduos podem ser “bruxos” ou “trouxas”.
I. Harry Potter é filho único de um casal de “bruxos”.
II. O amigo de Potter, Ron Weasley, é “bruxo” e tem pai e mãe “bruxos”. Os irmãos de Ron,
Fred e George, e sua irmã Gina também são “bruxos”.
III. A jovem “bruxa” Hermione nasceu do casamento entre uma “trouxa” e um “trouxa”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explica) A família da Hermione. Caso o gene responsável por ser bruxo fosse recessivo e estivesse no cromossomo X, para que uma mulher fosse bruxa, seu pai necessariamente deveria ser um bruxo, afinal, seriam necessárias duas cópias do X com alelo positivo para bruxo para a expressão desse fenótipo em mulheres. Por outro lado, caso se tratasse de uma herança dominante ligada ao X, o pai ou a mãe de hermione seriam bruxos, afinal, um deles devem, necessariamente, portar o alelo para gerar uma filha bruxa.
b) Ambos apresentam a mesma probabilidade de gerar filhos bruxos caso se casem com outro bruxos. O caso apresentado se trata de uma herança recessiva, uma vez que pais trouxas, como os de hermione, são capazes de gerar filhos bruxos. Sendo assim, tanto Draco como Hermione são aa para a característica.ação: