Na respiração aeróbica, o oxigênio é utilizado como aceptor final de elétrons. Nesse processo pode ser observada uma diversidade de demandas de oxigênio. Assinale a alternativa INCORRETA:
a.
Os radicais superóxidos, peróxidos e hidroxila são metabolicamente produzidos em concentrações letais quando alguns micro-organismos estão em condições de altas concentrações de oxigênio.
b.
A eficiência na produção de energia sempre aumenta quando o oxigênio não é utilizado como aceptor final de elétrons, como, por exemplo, na fermentação.
c.
Os aeróbicos facultativos podem utilizar o oxigênio quando disponível no meio, mas na sua ausência, são também capazes de realizar o seu crescimento por meio da respiração anaeróbica.
d.
Os aeróbicos estritos ou obrigatórios necessitam, obrigatoriamente, de oxigênio para a sua sobrevivência.
e.
Os microaerófilos são micro-organismos que necessitam de oxigênio em concentrações inferiores à encontrada na atmosfera terrestre, próxima ao nível do mar, ou seja, 21%.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
b)
Explicação:
A alternativa b é a incorreta
A fermentação é um processo de produção de energia com ausência de oxigênio, ela ocorre somente utilizando a glicólise para produzir 2 ATPs. Já o processo completo de respiração envolvendo o oxigênio produz cerca de 32 a 38 ATPs, logo a eficiência da fermentação é inferior ao ciclo envolvendo o oxigênio.
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa incorreta conforme solicitado na questão B) A eficiência na produção de energia sempre aumenta quando o oxigênio não é utilizado como aceptor final de elétrons, como, por exemplo, na fermentação.
Explicação:
Na fermentação, a eficiência na produção de energia
pode diminuir quando o O2 não é utilizado em seu metabolismo e não aumentado.
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás